Resumo do livro "os maias"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro Os Maias
Em Lisboa, em pleno século XVIII, Pedro da Maia é um homem que se apaixona por uma mulher italiana com o nome de Maria Monforte. Os dois chegam mesmo a ter um romance, apesar da contrariedade do avô de Pedro, o Afonso da Maia, devido ao pai de Maria ser um fidalgo e ter abusado dos negros, escravizando-os. Pedro da Maia chega mesmo a abandonar a casa de Lisboa, oRamalhete, e ir viver com Maria para longe do avô, em Roma (Itália) e, mais tarde, em Paris (França), numa longa viagem. Desta união nascem dois filhos, que são eles o Carlos Eduardo da Maia e Maria Eduarda da Maia. Pedro zangado com o pai, por este ter ido para a quinta de Santa Olávia de modo a não ver Pedro e Maria, quando estes regressam da sua viagem, não conta ao avô do nascimento de uma neta e vaimorar em Arroios juntamente com Maria. Mas ao passar de poucos anos, Maria Monforte abandonou Pedro da Maia ao apaixonar-se por Tancredo, um italiano por quem ela se apaixonara em Itália e que tivera junto dele em Arroios, fugindo juntos com a filha de Pedro e Maria. Pedro da Maia ficara de rastos e voltou para Portugal com o filho Carlos para contar ao avô a desgraça. O avô acolheu-o e deu-lheforças, mas de nada valeram, pois um dia depois, no Ramalhete de Benfica, em Lisboa, Pedro da Maia no seu quarto apontara uma pistola à cabeça e suicidou-se. Carlos da Maia ficou aos cuidados do seu avô. “A madrugada clareava, Afonso ia adormecendo – quando de repente um tiro atoou a casa. (…) Afonso encontrou o seu filho morto, apertando uma pistola na mão.” (pág. 54 e 55, capítulo II). Afonso daMaia fica ao cuidado do neto e parte juntamente com todos os seus criados para a quinta de Santa Olávia.

Carlos, enquanto criança, é educado pelo educador Brown de uma forma muito rígida com uma maneira inglesa, embora com a crítica do padre Custódio, dos criados e dos frequentadores da quinta de Santa Olávia. Carlos faz amizade com Eusebiozinho, menino educado de uma maneira pouco rígida etotalmente à maneira portuguesa. Entretanto, Afonso conta que o pai de Carlos tinha-se suicidado ao neto.

Anos mais tarde, quando Carlos já era maior de idade e depois de se formar em Medicina, onde estudara no liceu de Coimbra e morara em Celas. Começa uma grande amizade entre Carlos e João da Ega, que se conheceram em Coimbra, quando Ega frequentava um curso de Direito. Carlos, ainda na mesmacidade, tem relações com a mulher do empregado do Governo Civil, a Hemengarda, e com a espanhola Encarnacion. Depois de Carlos terminar o curso, faz uma longa viagem pela Europa, onde tem relações com a coronela de hussardos em Viena e com Madame Rughel. No Outono de 1875, Carlos regressa a Lisboa para se instalar no Ramalhete. Depois do regresso, decide abrir um consultório, mas este projetotorna-se pouco funcional, pois poucas pessoas o frequentavam, sendo que um pouco mais tarde, Carlos vai desinteressar-se pelo consultório para passar a dar mais importância aos amigos. É ainda de referir que Craft, Ega, D. Diogo, o general Sequeira, Vilaça, Cruges, o marquês Silveirinha (conhecido em criança como o Eusebiozinho) e conde de Steinbroken, tornavam-se frequentadores habituais do Ramalhete,onde se discutia muito a crise que Portugal vivia e jogava-se whist e bilhar.

Carlos visita a casa de Ega, na vila Balzac, com quem este tinha um caso com Raquel Cohen. A pedido dos Gouvarinho, Carlos vai conhecer esta família, mas não fica muito entusiasmado com a condessa e sente-se um falhado no amor.
Numa noite, Carlos, ao imaginar como seria a sua mãe, quis saber mais, e foi perguntar aoseu avô Afonso. O avô já tinha mandado os seus procuradores irem procurar Maria Monforte e a sua neta Maria Eduarda. As notícias tinham chegado, e sabia-se que Maria Monforte tinha falecido em França, nomeadamente em Paris, e que a filha de Pedro e ela tinha também morrido em Viena. Foi isso que o avô transmitira ao seu neto.
Ega para homenagear Cohen, decide dar um jantar no Hotel Central. Ao...
tracking img