RESUMO DO LIVRO: NO LEITO DE ENFERMIDADE – ELENY VASSÃO

4039 palavras 17 páginas
PARTE I
O CUIDADO COM O ENFERMO
CAPÍTULO 1 – COMO TUDO COMEÇOU
No capítulo 1, Eleny Vassão conta sua trajetória de vida e como foi parar na capelania hospitalar. Nascida em lar cristão, vivia uma vida religiosa até ter um verdadeiro encontro com Cristo que a transformou por inteiro. Sempre com o desejo de cursar Medicina e trabalhar em hospital acabou deixando de lado o sonho, pois queria construir uma família e sabia que teria que sacrificar isso. Formada em Artes Plásticas, ainda sentia um vazio, mesmo com a família e filhos.
Disposta a conhecer os planos de Deus para vida dela, começou a buscar através da Palavra de Deus e oração para obter uma resposta. Se interessou por capelania hospitalar sem nem saber o motivo, começou a pesquisar e se inscreveu em um curso no Teologia da Batista para poder ter mais contato.
Aprendeu a conciliar família e ministério com sabedoria e com apoio de amigos e familiares. Eleny conta os processos para se tornar uma capelã, os cursos, o aprendizado de amor e de sofrimento que obteve com o início dessa experiência.
CAPÍTULO 2 – A TEOLOGIA DO SOFRIMENTO: ENFRENTANDO A ADVERSIDADE (por Gavin Levi Aitken)
Gavin Aitken expõe lições aprendidas após a morte de sua primeira esposa e com o ministério de capelania. Ele destaca dois pontos de dificuldades e quando não entendemos esse processo dolorido: 1) a glória de Deus; 2) A salvação do homem. Ambos aprendizados baseados no texto bíblico de João 11. Cita exemplos de Jó e Paulo que padeceram e mesmo assim continuaram firmes em Deus. Muitas vezes não entendemos o processo, mas o silêncio de Deus não quer dizer que ele não está agindo.
CAPÍTULO 3 – A NECESSIDADE DE MINISTRAR AOS ENFERMOS
JESUS E OS ENFERMOS
Há um grande contraste de como Jesus agiu e como os fariseus agiram. Jesus era conhecido como “amigo de pecadores”, via todas as pessoas com misericórdia e graça, veio para curar todos os enfermos, seja físico, psicológico ou espiritual. Alguns pontos desse contraste tão grande:

Relacionados

  • IGREJA – MODELO DOUTRINÁRIO QUE CUMPRE A VONTADE DE DEUS - JUSTIÇA E IGUALDADE SOCIAL.
    6813 palavras | 28 páginas
  • Conceito De Missao Integral Da Ipi Do Brasil
    113032 palavras | 453 páginas