Resumo do livro Marzzoco A, Torres BB. Bioquímica básica. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2011

662 palavras 3 páginas
Curso Bacharelado em Educação Física

BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo do livro de Bioquímica Básica (p.109-114)

1° BIMESTRE

Resumo 1

Introdução ao Metabolismo

Os organismos dependem do meio ambiente para obter energia e moléculas precursoras
Qualquer organismo vivo constitui, no seu conjunto, um sistema estável de reações químicas e outros processos mantidos afastados do equilíbrio, e para manterem-se vivos e desempenhando diversas funções biológicas, os organismos necessitam continuamente de energia, energia essa retirada do meio ambiente ou da luz solar. Por outro lado os organismos perdem energia para o meio ambiente, sua estabilidade deve ser vista como um processo dinâmico, chamado “steady-stade”. Esse processo pode ser comparado a massa de compostos químicos recebidos e eliminados, e também para o suprimento e a perda de energia. Alguns organismos, chamados “fototróficos”, obtêm energia da luz solar, outros, chamados “quimiotróficos”, obtêm energia do meio ambiente. Dentre os quimiotróficos, alguns microrganismos são capazes de oxidar compostos inorgânicos, chamados então de quimiolitotróficos, e os que necessitam oxidar de substancias orgânicas são chamados de “quimiorganotróficos”.
As substancias oxidáveis utilizadas pelos seres humanos estão na forma de lipídios, proteínas e carboidratos, encontradas nos alimentos. Há também reservas endógenas de carboidratos e lipídios, que são oxidadas nos intervalos entre as refeições. Ao serem oxidados, os nutrientes perdem prótons e elétrons, e tem seus átomos convertidos a CO2. Os prótons e elétrons são recebidos por coenzimas na forma oxidada, que passam assim a forma reduzida.
A oxidação de nutrientes leva a redução de coenzimas que são O2, produzindo ATP,P = fosfato inorgânico (HPO² a pH 7,4), então convertida em água. A Energia dessa oxidação é utilizada para sintetizar um composto rico em energia, a “adenosina trifosfato” (ATP). Para

Relacionados

  • Plano Ensino Bioq Apl EF 2Sem2015 Bach Lic
    1367 palavras | 6 páginas