A Sociologia surge no momento de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. É resultado do trabalho de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreenderas novas situações sociais, econômicas, políticas e culturais.
As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levaram ao aumento da prostituição, do alcoolismo, da criminalidade, epidemia,dos bolsões de miséria. A sociedade passou a ser um problema, um objeto que precisava ser investigado e modificado.
Émile Durkheim
A obra de Emile Durkheim exerceu grande influência nas CiênciasSociais. é considerado o pai da Sociologia pois foi ele que estruturou-a. Para Durkheim “Não existe moralidade fora do contexto social e a moralidade é a grande força coesiva da sociedade. A funçãobásica da sociedade é justamente transmitir valores morais.”
Se propôs a construir a Sociologia como uma ciência autônoma, que deveria analisar a sociedade cientificamente, com racionalidade. Tinha umavisão otimista da sociedade industrial.
Discordava das ideias socialistas e da ênfase dada aos fatos econômicos nas crises da época. Em suas análises não utilizava conceito de classe social e nãoconsiderava importante o fator econômico na compreensão dos fatos humanos.
Para restabelecer a saúde da sociedade era necessário criar novos hábitos e comportamentos, baseados em valores morais quegarantissem a integração social. A função da Sociologia seria detectar e buscar soluções aos problemas sociais e restaurar a normalidade social, para manutenção e preservação da ordem.
Durkheim segue apostura metodológica de A.Comte, salientando a importância em definir a Sociologia como uma ciência autônoma, com objeto de estudo definido, seguindo o mesmo método das ciências naturais.
O objetivoprincipal do método sociológico é estabelecer como devem ser estudados os fatos sociais.
A sociedade é regulada por leis naturais.
Os métodos de conhecer a sociedade são os mesmos das ciências da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). Resumo do livro Luta de Classes, Marx, Durkheim e Weber. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Luta-De-Classes/45453862.html

MLA

"Resumo do livro Luta de Classes, Marx, Durkheim e Weber" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Luta-De-Classes/45453862.html>.

MLA 7

"Resumo do livro Luta de Classes, Marx, Durkheim e Weber." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Luta-De-Classes/45453862.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro Luta de Classes, Marx, Durkheim e Weber." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Luta-De-Classes/45453862.html.