Resumo do livro imagens da organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS
O texto aborda a visão mecanicista de muitas organizações e a conseqüente transformação destas organizações em "máquinas", onde somente se preocupam em produzir de forma mecânica e repetitiva, esquecendo-se de valorizar o funcionário como ser humano. Destaca e relaciona aspectos mecanicistas das organizações, comentando sobre a mecanização da produção e suainfluência nos modelos de administração, chegando a conclusão de que os princípios mecânicos que regem as organizações interferem no comportamento humano, rotinizando a maioria das ações das pessoas, transformando-as em "máquinas", onde a maioria das suas ações é comandada pelo relógio.
O progresso mecânico, com a chegada das máquinas, trouxe grandes benefícios, mas também causou alguns aspectosnegativos, como a rotinização e mecanização de ações simples do dia das pessoas, acabando assim por transformar a vida de todos.
O pensamento mecanicista ainda presente em modelos de administração faz com que as maiorias das organizações sejam burocratizadas. Essa burocracia acaba por exigir ações com extrema precisão, isto é, ações perfeitas; esperando-se, com isto, que elas se tornem eficientes,confiáveis e previsíveis. Organizações planejadas acabam por exigir que seus funcionários ajam como máquinas e se esquecem de que eles são apenas funcionários, humanos.
Convém lembrar que para qualquer organização onde o produto não muda, com fabricação em série como no McDonald’s, por exemplo, este tipo de modelo de organização pode ser mantido trazendo bons resultados, pois todas as ações dosfuncionários são planejadas. Cada função é dividida e realizada sob a supervisão de um gerente que apenas é contratado para "pensar" e o restante dos funcionários são pagos para "agir". É um exemplo que lembra a teoria de Ford. Cada funcionário tem sua função e desenvolve seu trabalho como máquina, já que eram e ainda são contratados como força de trabalho, visto que o McDonald’s contrata apenasestudantes, o que facilita a fixação de valores "transmitidos" pela rede de refeições rápidas, que contrata pessoas sem qualificação para serem, além da mão-de-obra barata, substituíveis facilmente.

Organização burocrática
Empresas que foram planejadas e operam como se fossem máquinas. Seu papel pode ser bem ou mal aceito dependendo da função e papel da empresa a que se destina tal função.Organização mecanicista
Desde o advento da Revolução Industrial, uma maior concentração de máquinas passou a ser utilizada no processo de produção das fábricas. Essa mudança exigiu das organizações certa adaptação a uma nova forma de produzir, dando origem às organizações burocráticas e aos conceitos mecanicistas da administração. Com a chegada de novos maquinários, difundiu-se também uma novamoldura nas organizações, uma vez que as máquinas passaram a comandar a vida das pessoas.
O Exército também teve influência na concepção da teoria mecanicista através de Frederico, O Grande, que usava as máquinas nas reformas feitas no seu exército, em parte copiadas das legiões romanas e das armadas européias, com o propósito de torná-lo autômato, estabelecendo padrões, linguagens e rotinaspróprias, disciplinando-o de tal forma que suas peças pudessem ser facilmente substituídas.
A precisão, a rapidez, a clareza, a regularidade, a confiabilidade e a eficiência, características da mecanização industrial, estiveram também presentes nas organizações burocráticas, atingidas através da divisão de tarefas fixas, supervisão hierárquica, regras detalhadas e regulamentos. Essas característicasgeraram conseqüências sociais que foram estudadas por Max Weber, sociólogo que, sob esta ótica, questionou a corrosão do espírito humano e de sua espontaneidade provocada pela rotinização e mecanização da vida humana, defendendo, assim, formas mais democráticas de organizações. Com o estudo das conseqüências que tal transformação poderia acarretar à sociedade, Max Weber percebeu que a organização...
tracking img