Resumo do livro historia da loucura: terceira parte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro historia da loucura: terceira parte

1. Focault- descreve as condições presentes da “loucura” da segunda metade do século XVIII ao inicio do século XIX. (GREICEQUELE)

Ele descreve a passagem de uma experiência moderna da loucura, objetivando o sujeito louco e interpretando a loucura como uma doença mental, ele não enxerga mais uma ausência do ser, mas uma alteração dasfaculdades humanas, uma alienação da verdade do homem.

2. Século XVIII – o grande medo- a angustia que a loucura trouxe não haviam sumido, a noticia espalha-se pelas cidades, causando temor as pessoas. (GREICEQUELE)

Esse fato acontece devido as casas de internamento terem sido construídas onde antigamente estavam os leprosários (lepra).a lepra, através dos séculos, tinha contagiado a todos comseu mal. este contagio se acreditava ocorrer pelo ar, e que por todos respirarem este mesmo ar, todas as cidades estavam ameaçadas, carregadas de vapores maléficos, no qual os habitantes estariam contaminados.

3. Final do século XVIII - Surge a importância da figura medica. (JOAO PAULO)

Essa importância ocorre através da contaminação causada pela lepra, nessa contextualização de contaminação,pode-se entender o lugar em q a loucura viria mais tarde a ocupar na idade moderna, cujo o papel do medico seria o de proteger as pessoas que estavam livre do internamento.

4. Necessidades na reforma das casas de internamento - Aumento na discriminação social. (JOAO PAULO)

Devido a todo o mal lepra, que vinha das casas de internamento, no qual assombrava as pessoas, foi necessário que sefizesse uma reforma, esta reforma e purificação agiam no sentido de reduzir as contaminações, impedindo que o mal se espalhasse pelas cidade por trás de toda essa mudança a discriminação aumentasse cada vez mas dentro da sociedade.

5. Crenças Religiosas - Implicação a loucura (GILIANE)

As crenças religiosas trazia uma falsa imagem, com ideias ilusórias e pensamentos irreais, onde proibiam odoente a leituras de livros sacros.

6. Civilização - outro mal que desenvolvia a loucura (GILIANE)

O livro descreve que a vida dentro dos escritórios, sem respirar ar puro, trabalhos frequentes em excesso, contribui para a loucura. A miséria também, as profissões perigosas, moradias populosos ou sem higiene, todo esse processo torna o estigma de uma classe que abandonou as formas da éticaburguesa.

7. Evolução da loucura - Idade Clássica X Idade Moderna (DEBORA)

Na idade clássica o homem relacionava-se com ele pelo caminho da falta, onde a consciência da loucura implicava uma experiência da verdade, no qual o sujeito clássico se construía livremente como louco, perdendo a sua verdade na idade moderna o homem não perde a verdade na loucura, mas sua própria verdade, que e a razão eo seu domínio ético, onde o sujeito moderno tem acesso a sua verdade.

8. 1789-Inicio da Revolução Francesa-Mudança a respeito da loucura. (DEBORA)

Nesse período ocorre muitas mudanças, os internamentos mostram que o aumento de números de internos decorria da miséria e do rigor da repressão e a diminuição dos internamentos provinha de momentos de recuperação econômica. A partir da revoluçãofrancesa houve uma queda brutal nos internamentos, foi um período de abertura de casas destinadas a receber apenas os insensatos, porque antes eles se misturavam com os criminosos, prostitutas e inúmeros outros marginais.

9. Ao longo do século XVIII- Protestos em prol dos alienados. (MARI)

Estes protestos se deriva devido as condições dentro das casas de internamentos, os modos detratamentos, maltratados, eram julgados como criminosos de estados, eram jogados em subterrâneo em celas fechadas onde o olhar da humanidade nunca penetrava.

10. A loucura - comparação extremamente ligada ao crime. (MARI)

Devidos aos modos que tratavam os loucos dentro do internamento, os tornavam agressivos perante a sociedade, mostrando assim a individualização da loucura fazendo o elo de ligação...
tracking img