Resumo do livro freakonomics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO
FREAKONOMICS

Steven Levitt é um economista americano aclamado, conhecido por não ser um “economista convencional”, isto é, por não tentar explicar as situações econômicas através de teorias clássicas e linguagem técnica. Ele próprio diz que não saberia dar uma opinião sobre qualquer projeção econômica, se certa medida é boa ou não para a economia. Seu modo de enxergar aeconomia é bem diferente de qualquer teoria clássica e isso pode ser observado em seu livro, Freakonomics – O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta, escrito em parceria com o jornalista Stephen Dubner.
Em seu livro, Levitt relaciona assuntos completamente diferentes para explicar a causa de diversos problemas do cotidiano e como elas afetam a vida de todas as pessoas. Assuntos como atendência das pessoas a trapacearem para garantir um benefício por, teoricamente, ter sido o melhor dentre as outras pessoas, são explicados relacionando professores e lutadores de sumô, que supostamente não possuem nada em comum ou nada em que possam ser relacionados. Ou então relacionar a Ku Klux Klan com corretores para explicar a tendência das pessoas de se basearem no monopólio da informação. Dentreoutros assuntos, o autor faz essas relações de dois assuntos que ninguém imaginaria ter alguma relação e formula, através dessas relações, explicações para os problemas corriqueiros do dia-a-dia. Em outras palavras, Levitt usa a economia para explicar situações que usualmente não são explicadas por essa ótica. Como o próprio autor escreve em seu livro: “Se a moralidade representa o modo comogostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona”.

O primeiro capítulo do livro explica a tendência das pessoas de trapacearem para receberem benefícios de maneira mais fácil, através de uma comparação entre professores e lutadores de sumô. Mostra como as pessoas reagem a incentivos (econômicos, sociais e morais), que segundo Levitt é a principal arma doeconomista. Os incentivos são meios pelos quais as pessoas se sentem estimuladas a fazerem algo benéfico, como, por exemplo, a doação de sangue. Quando há um incentivo pra quem doa, como uma certa quantia em dinheiro, as pessoas se sentem estimuladas a ajudar. Os incentivos podem ter um sentido oposto também, como o estabelecimento de multas por atrasos, por exemplo, como o próprio autor cita umaexperiência em Israel sobre pais que se atrasam para pegarem seus filhos nas creches. Os incentivos são o elo estabelecido pelo autor entre os professores e os lutadores de sumô.
Tanto professores como os lutadores de sumô recebem incentivos quando atingem uma determinada meta em seus trabalhos. Professores cujos alunos atingem boas notas em avaliações recebem benefícios, como aumento desalários e promoções. Movidos por esses benefícios, muitos professores trapaceiam adulterando, de alguma forma, as notas dos seus alunos para poderem ganhar esses benefícios. Já os lutadores de sumô, considerado um esporte de grande importância cultural e religiosa, recebem benefícios quando ganham as lutas. Isso faz com que os lutadores deem o seu melhor para que sejam os melhores. Porém, essesincentivos também podem fazer com que os lutadores trapaceiem para subirem de posição, perdendo lutas de propósito, por exemplo.
O segundo capítulo faz uma relação entre a Ku Klux Klan, seita de segregação racial que reprimia os negros nos anos 1890-1969 aproximadamente, e os corretores de imóveis, feita para explicar a importância da informação e como ela influencia as decisões das pessoas sobre osque detêm essa informação. No caso dos corretores de imóveis, eles detêm toda informação sobre os imóveis que vendem, isto é, o quanto valem, o quanto pode ser vendido, o quanto se valorizam, etc. Por causa disso, os corretores podem vender esses imóveis a preços mais altos do que realmente valem. O comprador, por sua vez, não tem a informação necessária para saber qual o valor real do imóvel...
tracking img