Resumo do livro fisioterapia no brasil pag. 17 a 48

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá

Resumo do livro Fisioterapia no Brasil pag. 17 a 48

Luiz Otavio Xavier da Costa


Cabo frio ---- abril de 2013Resumo:

Uma das formas de examinar o que caracteriza o objeto de trabalho de uma profissão ou o objeto de estudo de uma área de conhecimento é mostrar de que maneira, nos diferentes momentos da históriada área ou profissão, ele tem sido concebido, definido ou exercido. A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos esistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Fisioterapeuta é o nome dado ao profissional com formação acadêmica desta área que tratam de pacientescom dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.
"Profissionalque aplica agentes físicos e mecânicos como massagens, exercícios, águas, luz, calor, eletricidade, no tratamento das doenças”.

Na antiguidade:
No período compreendido entre 4.000 a.C. e 395 d.C.havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incomodas"; Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas" através de recursos, técnicas, instrumentose procedimentos. A princípio o uso da ginástica era empregado somente com fins terapêuticos, ou seja, eram utilizados no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas.
Tipo de medicina usada:medicina curativa

Idade media:
Na idade média (período aproximadamente compreendido entre os séculos IV e XV), foi um período onde ocorreu uma interrupção no avanço dos estudos e da atuação na áreada Saúde. O corpo humano passou, nesta época, em decorrência de influência religiosa, a ser considerado algo inferior. Assim, o exercício estava inibido em sua forma anterior de aplicação, a...
tracking img