RESUMO LIVRO
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS.

PÁGINAS: 15 a 22
DESENVOLVIMENTO:
O eixo condutor da análise é dado pela apreensão das determinações e mediações que incidem sobre a consciência ético-política da profissão.
O desenvolvimento da análise, apoiada no método critico dialético de Marx, demandou a compreensão da gênese da profissão. Para isso, foi preciso reconstruir a base de fundação ontológica da ética na vida social.
O método indicou o cuidado de nãorealizar uma análise moralista da realidade. Mas é o método também que indica a impossibilidade de uma análise desprovida de valores. A medida de valor é dada pela concepção marxiana de riqueza humana, o que constitui uma ética dirigida à emancipação humana.
Nestes termos, o tratamento dado a ética profissional fundada em Marx é orientado pelas suas possibilidades de efetuar uma crítica a sociabilidade burguesa, tendo por parâmetro a condição ontológica dos valores na história.
Percebemos, assim, acomplexidade da ética profissional, o que impede de tratá-la apenas em sua formalização no código de ética.
Apresento a concepção de ética que elaboro. A ética é definida como uma capacidade humana posta pela atividade vital do ser social; a capacidade de agir conscientemente com base em escolhas de valor, projetar finalidades de valor e objetivá-las concretamente na vida social, isto é, ser livre. Tratada como mediação entre as esferas e dimensões na vida social, e atividade emancipadora, aética é situada em suas várias formas e expressão.
A ética profissional é tomada em suas particularidades, como expressão: de um ethos sociocultural e profissional, da moralidade profissional, de suas bases teóricas e filosóficas, do produto concreto de sua prática, de sua normatização. Tais particularidades são situadas na relação entre as demandas ético-políticas e as suas respostas, e cada momento histórico.
As potencialidades do Código atual são afirmadas pela sua projeção de uma [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resumo do livro: etica e serviço social: fundamentos ontologicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Etica-e-Servi%C3%A7o/99175.html

MLA

"Resumo do livro: etica e serviço social: fundamentos ontologicos" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Etica-e-Servi%C3%A7o/99175.html>.

MLA 7

"Resumo do livro: etica e serviço social: fundamentos ontologicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Etica-e-Servi%C3%A7o/99175.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro: etica e serviço social: fundamentos ontologicos." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Etica-e-Servi%C3%A7o/99175.html.