RESUMO DO LIVRO: ELIAS, Nobert. Sociologia: As questões propostas por Comte. In:. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70. 1995. Pgs. 11-52.

464 palavras 2 páginas
RESUMO DO LIVRO: ELIAS, Nobert. Sociologia: As questões propostas por Comte. In:. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70. 1995. Pgs. 11-52.

Elias inicia o texto inferindo que nós, assim entendidos como indivíduos que se inter-relacionam das mais diversas formas, somos a sociedade. Dessa integração entre os indivíduos é que surge o objetivo da sociologia que é compreendida pelo autor como aquilo que os indivíduos produzem em sociedade.
No esteio do desenvolvimento do conhecimento científico ao longo da história o autor elenca como tarefa da sociologia o exame e interpretação das forças compulsórias específicas que agem sobre as pessoas nos seus grupos e sociedades, a libertação do discurso e o pensamento relativo dessas forças, e das suas ligações com os modelos heterônimos anteriores.
E delega ainda, ao esforço coletivo a produção do conhecimento inovador como modo de lhe dar maior amplitude e abrangência com o passar das gerações, no intuído de suplantar o conhecimento fantasioso, outrora mítico, que ao defrontar-se perante a realidade factual pode causar conflitos de compreensão aos indivíduos. No decorrer do texto, mais precisamente, no capitulo denominado “A sociologia: as questões propostas por Comte”, o autor vai conferir a este pensador a alcunha de pai da sociologia, por ter sido o primeiro a colocar o termo “sociologia” para esta ciência que surgia nesse contexto, além de sua contribuição com o ideal positivista e a metodologia empírica das ciências sociais.
Norbert Elias ressalta ainda que, a despeito do nome de Comte ser ligado a uma concepção ortodoxa de positivismo na acepção usual do termo, este sempre considerou o papel determinante e interdependente da teoria e da observação, como núcleo de todo trabalho científico.
Comte percebeu que o método para as investigações sociológicas diferenciava-se daqueles das outras ciências – ditas naturais. A partir disso, buscou desenvolver uma teoria sociológica do pensamento e da ciência, bem como

Relacionados