Resumo do livro: documentos de identidade - tomaz tadeu da silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DAS TEORIAS TRADICIONAIS AS TEORIAS CRÍTICAS
Nascem os “estudos sobre currículo”: As teorias tradicionais
As teorias sobre o currículo surgiu com a emergência do campo curricular envolvendo as áreas profissionais, especializadas, os estudos e pesquisas sobre o currículo. As distintas filosofias educacionais e pedagógicas fazem especulações sobre o currículo, bem antes das especulações sobre ocurrículo, bem antes das pesquisas sobre o estudo do currículo.
Segundo Boffitt, na sua obra The Curriculum, o sistema educacional deveria estabelecer um exame das habilidades profissionais necessárias para ser exercidas com eficiência e eficácia na vida adulta.
Os modelos de currículo tradicionais surgiram a partir dos anos 70, com o movimento denominado “reconceptualização do currículo”. Tantoos técnicos quanto os progressistas de base psicológica.

Onde a crítica começa: ideologia, reprodução, resistência
Após inúmeros fatos culturais, econômicos e sociais que marcaram a história mundial, por sua vez na literatura educacional não foi diferente o chamado “movimento de reconceptualização” foi marcado pela renovação da teorização sobre o currículo educacional. Os modelos tradicionaisde currículo, onde as teorias criticas colocam em questão os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais, onde o importante não é como desenvolver o currículo e sim desenvolver os conceitos para entender o que o currículo faz.
O Frances Louis Althusser, fez uma importante conexão entre a educação e a ideologia que centralizam as teorias criticas da educação e do currículo com baseno marxismo da sociedade.
Para Bourdieu e Passeron, a dinâmica de reprodução social esta ligada no processo de reprodução cultural garantindo a amplitude da sociedade.

Contra a concepção técnica: Os reconceptualistas
Os parâmetros tecnológicos estabelecidos por Boffitt e Tyler, causou uma insatisfação crescente de pessoas do campo de estudos curriculares, dando assim o inicio ao “movimento dereconceptualização”. Os reconceptualistas começaram a perceber que a compreensão do currículo como uma atividade meramente técnica e administrativa e não se enquadravam com as teorias criticas que estavam vigorando, como a fenomenologia, a hermenêutica, o maxrcismo. O movimento de reconceptualização incluía tanto os vertences recusarem uma identificação plena com esse movimento.

A críticaneomarxista de Michael Apple
A análise crítica do currículo na visão de Apple é tomada pelos elementos centrais da crítica marxista da sociedade, onde a dominação ocorre daqueles que detêm o controle da propriedade de recursos materiais sobre aqueles que possuem apenas a força de trabalho. Essa característica da organização da economia na sociedade capitalista afeta outras esferas, como a educação ea cultura.
E esse vínculo não se baseia na separação de determinações na economia e outras na educação, já que ambos processos são dirigidos e produzidos pela ação humana no campo da educação e do currículo. Daí a preocupação de Apple em recorrer ao conceito de hegemonia que vê o campo social onde os dominadores são obrigados ter um convencimento ideológico para manter sua dominação.
Para Appleo currículo não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos, ele é o resultado de processos que refletem interesses particulares de massa. Nos modelos tradicionais, o conhecimento existente é inquestionável, a preocupação maior é de como organizá-lo, entretanto para Apple a preocupação deve ser baseada nos “por quês”.
A questão básica de Apple sobre currículo gira em torno dasrelações de poder, a conexão entre, de um lado a produção de recursos materiais e de outro a produção e consumo de recursos simbólicos como a cultura, o conhecimento, a educação e o currículo.
Apple dá ênfase ao conceito de hegemonia e afirma que a reprodução social não é um processo fácil e tranquilo, esse convencimento nas pessoas só é possível com lutas em torno de valores, significados e...
tracking img