Resumo do livro de rubem alves o que é religião

RESUMO DO LIVRO

O QUE É RELIGIÃO?

Em seu livro “O que é religião?”, o autor Rubem Alves se propõe a fazer essa pergunta a sociólogos, psicólogos e filósofos, utilizando citações e estudos dosmesmos e analisando também o contexto histórico de cada fonte.
A opinião do autor permanece oculta na obra, que serve como instrumento para ouvir o que aqueles estudiosos teriam a dizer, mesmo sendodiferente daquilo que o próprio autor pensava.
A análise de cada capítulo nos guia por diversas opiniões acerca de um mesmo assunto e cabe ao leitor fazer uma interpretação final e pessoal da obra.Partindo da constatação de Albert Camus de que “O homem é a única criatura que se recusa a ser o que ela é.”, o autor constata que a cultura só se inicia no momento em que o corpo deixa de darordens, pois o homem é um ser de desejo. E desejo é sintoma de privação, de ausência.
Em sua inquietação, o homem produziu a cultura, que cria o objeto desejado na busca de encontrar um mundo que possaser amado.
A cultura, porém, é apenas a externalização do desejo em meio a sua ausência e, enquanto esse desejo não é alcançado, resta cantá-lo, dizê-lo, celebrá-lo.
Nos pontos em que a culturafracassa, brota o símbolo, testemunha das coisas ainda ausentes e surge a religião, formada por símbolos de ausência. É uma rede de desejos, uma tentativa de transubstanciar a natureza.
Os símbolossagrados são mecanismos que o homem construiu para exorcizar o medo.
Nenhum fato, coisa ou gesto é encontrado já com as marcas do sagrado. Coisas e gestos se tornam religiosos quando os homens osbatizam como tais.
É o que autor chama de coisificação. As coisas culturais foram inventadas. No entanto, aparecem como se fossem naturais pelo processo de reificação. De tanto estes símbolos sagrados– criados pelo homem – serem repetidos, nós os reificamos e passamos a tratá-los como coisas.
Durante a Idade Média, os símbolos adquiriram uma concretude que faziam com que o mundo invisível...
tracking img