Resumo do livro de levítico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seção A

O PENTATEUCO

3
Levítico

Título: Este livro chama-se Levítico pelo fato de ser um registro das leis referentes aos levitas (sacerdotes) e seu serviço.

Tema: No livro de Êxodo vimos Israel redimido; a redenção de um povo escravizado. Levítico diz-nos como um povo redimido pode aproximar-se de Deus por meio da adoração e como a comunhão assim estabelecida pode ser mantida.
Amensagem de Levítico é: o acesso a Deus dá-se unicamente por meio do sangue e o acesso obtido exige a santidade do adorador.
Grande parte da tipologia no livro refere-se à obra expiatória de Cristo e manifesta-se nas diferentes ofertas que ali se descrevem. Êxodo dá-nos o relato de um sacrifício único o qual redimiu Israel de uma vez para sempre e prenunciou Cristo, nossa Páscoa. Levítico dá-nosmuitos quadros desse sacrifício no que se refere aos diferentes aspectos da redenção.
A mensagem do livro está muito bem exposta no versículo 2 do capítulo 19. Observe o propósito prático do livro: contém um código de leis divinamente determinado e planejado para tornar Israel diferente de todas as demais nações, espiritual, moral, mental e fisicamente. Em outras palavras, Israel tornar-se-iauma nação santa – uma nação separada dos modos e costumes das nações que a cercavam, e consagrada ao serviço do Deus único e verdadeiro.

Autor: Moisés

Esfera de ação: O livro abrange o período de menos de um ano da jornada de Israel no Sinai.

Conteúdo: Levítico é um livro de leis, por isso podemos classificar o seu conteúdo com esse dado em mente:
I - Leis referentes às ofertas(caps. 1 - 7)
II - Leis referentes ao sacerdócio (caps. 8 - 10)
III - Leis referentes à purificação (caps. 11 - 22)
IV - Leis referentes às festas (caps. 23 e 24)
V - Leis referentes à terra (caps. 25 - 27)

I. Leis referentes às ofertas (caps. 1 – 7)
Os sacrifícios foram instituídos como meios pelos quais o povo pudesse manifestar a sua adoração a Deus:
1. Oholocausto significava a inteira consagração a Deus.
2. A oferta pacífica, que era comida em parte pelo sacerdote e em parte pelo ofertante, mostrava a comunhão com seu Deus.
3. A oferta de manjares ou de cereais, constituída de farinha, pães ou grãos, representava a oferta de uma dádiva ao Senhor de tudo, em reconhecimento a sua bondade.
4. Por meio da oferta pelopecado o israelita manifestava tristeza, ou arrependimento do pecado e o desejo de perdão e purificação.
5. A oferta pela culpa era dada no caso de ofensas que exigissem a restituição.

Estes capítulos registram a consagração de Arão, seus filhos e a sua iniciação no ofício sacerdotal. Os principais tópicos desta seção são os seguintes:

1. A consagração (cap. 8).As cerimônias da consagração incluíam a lavagem com água, o vestir-se de roupas sacerdotais, a unção com óleo, a oferta de sacrifícios e aspersão de sangue.
2. O serviço (cap. 9).
3. A falta (cap. 10). Nadabe e Abiú, filhos de Arão, em vez de usarem fogo tirado do altar, usaram fogo comum para queimar o incenso. A fim de impressionar a nação pelo caráter sagrado e aresponsabilidade do sacerdócio, Deus escolheu esses homens para exemplo, destruindo-os pelo fogo. O que provavelmente os induziu a cometer esse pecado? (v. 8 – 11). O texto de 1Co. 11:20 – 32 não sugere a existência de alguns paralelos?

III. Leis referentes à purificação (caps. 11 - 22)

Façamos um resumo desta seção da seguinte maneira: Israel, como uma nação santa, tem:a. Alimento santo (cap. 11)
b. Corpos santos (caps. 12 – 14:32)
c. Lares santos (cap. 14:33 - 57)
d. Costumes santos (cap. 15)
e. Santidade renovada anualmente (cap. 16);
f. Culto santo (17:1 – 16);
g. Moralidade santa (cap. 18);
h. Costumes e vestuários santos (caps. 19 – 22).

Que ensina o capítulo 18...
tracking img