Resumo do livro de economia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA APLICADA
Prof. Robson Ribeiro Gonçalves
-------------------------------------------------
Resumo do Livro
Capítulo1
Microeconomia: considera o comportamento dos agentes econômicos definidos de forma especifica, por exemplo um determinado mercado, seus produtores e compradores. Na microeconomia é possível entrevistar os consumidores, traçar seu perfil, verificar como o crédito, porexemplo, os influencia, também é possível caracterizar a atuação das empresas, existência de cartéis, mix de produtos ofertados entre outros.
Enfoque da microeconomia: comportamento dos consumidores
comportamento dos produtores e seus custos
análise da concorrência (ambiente onde os agentes negociam)
Macroeconomia: ocupa-se da economia como um todo, resultante das escolhas demuitos agentes. A inflação, por exemplo, é uma discussão macroeconômica pois não se refere ao preço de nenhum bem específico, mas a um conjunto de preços de bens e serviços. A taxa de crescimento do PIB de um país é um elemento de análise macroeconômica, pois avalia a produção como um todo.
Custo de Oportunidade: o custo de oportunidade pode ser definido como a comparação entre o que se obteve(satisfação ou lucro) e o que se deixou de obter. A melhor opção seguinte determina o custo de oportunidade da decisão tomada.
Lei da Demanda: existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade que os demandantes estão dispostos a comprar de um certo bem ou serviço, em outras palavras, se o preço aumentar e nenhuma outra variável se alterar (renda, condições de crédito, qualidade, status atribuídoà compra, prços dos bens substitutos e complementares, etc.), a quantidade que os demandantes desejam comprar será menor.
Fatores que impactam a demanda de bens de consumo:
- preferências dos consumidores e nível de informação;
- preço do produto;
- preços de produtos relacionados (substitutos ou complementares);
- renda dos consumidores;
- disponibilidade de crédito;
- políticasgovernamentais (impostos e subsídios);
- expectativas de renda e preços futuros
Entretanto, preliminarmente, a teoria da demanda se concentra em quatro desses determinantes: preço do produto, preços de produtos relacionados, renda dos consumidores e suas preferências.
Elasticidade da Demanda: visa mensurar a sensibilidade da quantidade comprada às alterações nas variáveis que determinam a demanda.
Asmais importantes são: Elasticidade-Preço (ePD) e Elasticidade-Renda (eRD), genericamente a elasticidade da demanda é calculada da seguinte forma:
eD= variação percentual na quantidade demandada / variação percentual no preço ou na renda
Elasticidade-Preço (ePD) tem valor crítico igual a 1 (ou seja, se a elasticidade-preço calculada for inferior a 1 diz-se que a demanda é inelástica e ao contrárioelástica mostra que a demanda é bastante sensível ao preço). Há três fatores que influenciam a elasticidade-preço:
- peso no orçamento: a reação é maior em itens de maior consumo e “pobres” tem maior sensibilidade à variação de preços;
- concorrência ou existência de substitutos: a ocorrência de monopólio ou oligopólio quase não tem demanda reduzida por aumento de preço. Grande fidelidadetambém tem pequena reação a aumento de preço;
- necessidade ou essencialidade: reagimos menos quando o item é mais essencial do que outros (remédios – substitutos difíceis x assinaturas ou revistas- substitutos fáceis)

Elasticidade-Renda (eRD) é útil para classificar bens e serviços entre normais e inferiores (populares) e seu valor crítico é zero.
Bens Normais: se a renda aumenta a demandaaumenta, por outro lado, se renda diminui a demanda diminui também, ou seja, a eRD é sempre positiva;
Bens Inferiores: se a renda aumenta a demanda diminui, enquanto, se a renda diminui a demanda aumenta, assim a eRD é sempre negativa;



Lei da Oferta: existe uma relação direta entre o preço e a quantidade que os ofertantes estão dispostos a oferecer de um dado bem ou serviço, em mercados...
tracking img