Resumo do livro compreender e ensinar. por uma docência da melhor qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho de Terezinha Rios foi dividido em cinco partes. Na primeira, tendo o ensino como foco, examina os desafios apresentados no mundo contemporâneo como busca de sentidos e de compreensão. Na segunda parte, recorre à Lógica para explorar os conceitos de qualidade. No 3° capítulo, Rios estuda as dimensões da competência, ou seja, a articulação entre o domínio de conhecimentos,a sensibilidade e a criatividade. Ela aborda o alcance dessas ações e o compromisso com a cidadania. O capítulo seguinte continua com cidadania, mas visando a democracia e a dimensão utópica do trabalho docente.

O último capítulo merece destaque já que traz como título “Certezas provisórias”. É uma tentativa de deixar o trabalho docente como um ofício de busca permanente para ampliar a suaqualidade. Como referência, utiliza as análises de Boaventura S. Santos, no seu livro Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade, editado pela Cortez, em que examina as questões desafiadoras do mundo contemporâneo e o fracasso de alguns movimentos sociais. Segundo Rios, esse autor refere-se à necessidade da permanência da luta pelo socialismo, denominado como “uma qualidadeausente”, ou seja, “um princípio que regula a transformação emancipatória do que existe sem, contudo, nunca se transformar em algo existente”. A ideia é manter a utopia de uma sociedade mais justa e de uma vida melhor.



I - COMPREENDER E ENSINAR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO - É a articulação entre Filosofia e Didática - saberes que contribuem para a construção contínua da competência do professor.Filosofia - é a reflexão e a compreensão da atuação dos seres humanos no mundo. Didática - é a preocupação com o ensino, a socialização, criação e recriação.

Tanto a Filosofia como a Didática são saberes humanos historicamente situados e é preciso verificar as caraterísticas do contexto, nos quais eles desempenham suas funções e quais as alternativas para que estessujeitos possam "fazer acontecer". A responsabilidade pelo ensino está dispersa, mas há uma grande preocupação com ele e pode-se constatar que as demandas colocadas à Filosofia ainda são muito grandes. Assim sendo, encontra-se no campo da educação a perspectiva de uma ressignificação da ciência do ensinar.

Nosso mundo, nosso tempo - precariedade e urgências – É necessário refletir sobre ospossíveis caminhos através da Filosofia e da Didática. Na passagem do novo milênio, do novo século, o que se afirma é que se enfrenta uma crise de significados da vida humana, das relações entre as pessoas, instituições e comunidades.

Este mundo, definido como pós- moderno, tem a referência de uma modernidade antecedente. A modernidade caracterizou-se como um período em que a razão é como umelemento explicador e transformador do mundo. Ser moderno implicava em lançar-se à aventura da razão instrumental, tecnológica.

Do ponto de vista político-econômico instalou-se o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade.

Globalização - fenômeno da expansão de inter-relações, principalmente de naturezaeconômica, em uma escala mundial, entre países e sociedades de todo o mundo, reflete o progresso tecnológico e o crescimento da pobreza em todas as regiões do mundo. É a convivência com a exclusão social. É um mundo desencantado que despreza alguns valores fundamentais na construção do mundo e do ser humano. Neste mundo complexo, também se tornam mais complexas as tarefas dos educadores.Compreender o mundo - Através da Filosofia faz-se uma reflexão e objetiva-se um saber inteiro com clareza, abrangência e profundidade, orienta-se num esforço de compreensão que é o desvelamento da significação, o valor dos objetos sobre os quais se volta.

Conceito de compreensão - uma referência a uma dimensão intelectual e a uma dimensão afetiva. Faz-se necessária também uma atitude de...
tracking img