Resumo do livro: como se tornar um educador de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO SE TORNAR UM EDUCADOR DE SUCESSO

O livro é composto de dicas, conselhos, propostas, lembretes, maneiras e reflexões que o ajudarão em seu projeto de ser um bom educador, esteja você iniciando sua carreira ou planejando sua aposentadoria.
Encantando plateias com Violino de uma corda só.
Violista famoso, sua fama já correra toda a Europa. Quando entrou no palco, os aplausos pareciam nãomais terminar, coloca seu violino mágico no ombro e o som maravilhoso emudece e encanta. Minuto depois uma surpresa: Uma das cordas do violino se quebra, mas o violinista continua empolgado o que parece impossível retorna; outra corda do violino se quebra, o violinista prossegue como se nada tivesse acontecido. Quebra-se a terceira corda mais uma vez o publico suspira, a orquestra para, mas omúsico continua. Com a única restante tira de seu instrumento sons inimagináveis de um violino quebrado. O publico delira e Paganine realiza o que parecia impossível.
Os Educadores brasileiros tem um ano letivo que se inicia desafios similares ao grande músico. Frequenta cursos, submetem-se a capacitações, desdobram-se em leituras, dedicam-se até limites de exaustão. Aprendem que aula excelente nãopode dispensar um limite tolerável de alunos por sala alguns recursos são imprescindíveis. Precisa-se de carteiras confortáveis de pátios amplos, de livros diversos, de bibliotecas e brinquedotecas.
Admitem que o que pleiteiam, não é o luxo exuberante de escolas públicas, mas as condições essenciais para um trabalho bem feito.

EDUCANDO ESPÍRITOS ARQUITETANDO SONHOS.
Querido educador, queridaeducadora, não sou vendedor de sonhos, de fato, eu não poderia jamais vender a você o sonho de ser feliz na docência; mas posso argumentar de formas tenais sobre as possibilidades palpáveis e vividas de fazer esse sonho real. Após mais de vinte anos de docências, estudos e vivencias em quase todo nível de ensino em ambientes públicos e privados depois também experenciando gestões e militânciasvividos com determinações o que faz a diferença.
Aquele que acredita que a “educação’’ o pilar fundamental na construção da vida de um sujeito, não é o ensino”. Enquanto ‘’ensinar’’ é transmitir um conhecimento pontual “educar’’ é fazer com que o conhecimento se transmute em sabedoria a qual sirva para a vida toda ensinar e deixar sinais, educar deixar para fora, retirar”. Ambos são processosimportantes, ‘’educação’’ é o elemento que realmente serve ao homem não apenas na negociação da sua vida social, mas ao projeto de humanidade que nós esforçamos a construir é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola.

Meus parabéns por ter escolhido a docência como profissão uma das atividades humanas mais realizadoras, dentre tantas outras é a única atividade na qual omaterial de trabalho é essencial são os sonhos somos educadores de sonhos e rompem horizontes sonhar não tem dia, não tem hora. A escola é o lugar onde se dá consistência aos sonhos.
Tenho a mais tenaz convicção para a construção de um mundo mais humano necessitando de educadores, e não de meros ensinantes de conteúdos e se for realmente um mestre, no sentido exato da palavra, as classes dapalavra às turmas as aulas as escolas tem que ser espaços de cânticos de danças de prazeres de sensações, de delicias d’alma para isso é necessário se faz a incorporação de atitudes proativas as praticas cotidiana ao olharmos para o problema conseguimos ver possibilidades a não esgotarmos nossas energias focando unicamente a dificuldades.
Um educador que goza dos melhores relacionamentos, que émotivado e motivador, que tem sua autoestima bem resolvida vão aos territórios da linguagem do planejamento pedagógico da formação continuada, do uso adequado de voz.

DICAS PARA OS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA E COM A TURMA

São nos contatos, seja contatos, visões, audições, paladares ou olfatos, que os fatos encontram suas habitações. As vinculações constroem cumplicidades instalam pactos...
tracking img