Resumo do Livro Como Entender a Bíblia

Páginas: 13 (3026 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013

1. Introdução

É um principio defendido pelos evangélicos o direito de todas as pessoas interpretarem por si mesmas o significado do conteúdo da Bíblia Sagrada.
Essa liberdade não nos dá o direito de interpretá-la da maneira como quisermos. É preciso ter em pensamento que ela é a Mensagem de Deus entregue ao seu povo.
Como Mensagem ou Palavra de Deus deve ser respeitada e lida com temor,atenção, cuidado e muita reverencia, pois ao descobrir seu real significado, encontra-se a vontade de Deus.
A importância da boa interpretação não pode ser exagerada: dela depende o fazermos ou não o que Deus espera de nós.
A responsabilidade cresce quando percebemos nossa missão profética no mundo atual. Está sobre nós o encargo de anunciar aos outros a mensagem de Deus, que não é outra senão aque está de acordo com a Bíblia.
Não podemos interpretar a Bíblia de forma irresponsável. Ela contém material muito sério, não pode ser tratada com leviandade.

2. Pedir constantemente a orientação divina

Nos dias atuais notam-se pelo menos três correntes de pensamento em relação à dificuldade para que pessoas comuns possam chegar a um aceitável entendimento da Bíblia. Uma defende que ela sópode ser interpretada por peritos na questão.
Outra opinião aceita que todas as pessoas estão automaticamente prontas para discernir toda e qualquer passagem bíblica. E outra, ainda, observa que existem textos dificílimos, os quais, até o momento, nem mesmos os especialistas conseguiram explicar de forma satisfatória; outros que podem ser entendidos, tendo-se alguns conhecimentos básicos dasquestões fundamentais que os envolvem e outros claríssimos, que podem ser entendidos por qualquer criança.
Já que existem textos difíceis, é só começar a ler a Bíblia para perceber. Não é má ideia lançar mão de todos os recursos, possíveis e disponíveis, que possam oferecer ajudar na tarefa da interpretação.
Deus não teria deixado a sua Palavra se desejasse escondê-la da humanidade. Deus nos deu asua Palavra, para que conheçamos os seus planos para nossas vidas.
Sendo assim, é inconcebível que o cristão venha a procurar entender a Bíblia sem pedir a orientação divina.
Para explicar o sentido de algum escrito, ninguém melhor do que o próprio autor. Para esclarecer a Palavra de Deus, ninguém melhor do que o próprio Deus. Isto deve estar na mente do interprete o qual fará bem se permanecerem oração antes, durante e depois do estudo de qualquer passagem.

3. Abordar todas as passagens com humildade.

Humildade é apresentada na Bíblia como uma virtude, a qual deve ser cultivada para o nosso próprio bem.
O conselho bíblico é claro: seja humilde, porque “adiante da honra vai à humildade” (Pv 15.13b), da mesma forma que “a altivez do espirito precede a queda” (Pv 16.18b).
Estaatitude é muito importante para a boa interpretação e não pode ser menosprezada.
Notamos muitas vezes que passagens bem familiares são interpretadas de forma errada, simplesmente porque o intérprete está acostumado com elas. Trata-as com descuido, na ilusão de que já as conhece muito bem, não precisa aprender mais nada a respeito dela.
Não é bom agir assim. Ao pensar que já sabe tudo, acaba por nãoenxergar verdades ainda não descortinadas para sua mente.
Ao tratar com a Palavra de Deus, seja humilde, esteja consciente de que dificilmente alguém atinge completo conhecimento de qualquer texto bíblico. Sempre pode haver mais alguma coisa que Deus deseja mostrar. Em suma, só aprendemos quando sabemos que não sabemos.
Nota-se a necessidade de abordar toda e qualquer passagem bíblica comhumildade, querendo aprender, ciente que ainda pode haver algo desconhecido, para então se chegar à mensagem de Deus dirigida a nós.

4. Observar o texto com muita atenção.

A falta de atenção é um dos principais fatores que levam a má interpretação bíblica no meio do povo de Deus.
Se cremos ser a Bíblia a Palavra de Deus, nossa única norma de fé e conduta, temos que dar a ela toda a nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro "Para entender Kelsen"
  • Resumo dos livros da biblia
  • Resumo dos livros da bíblia
  • Resumo do Livro de Lucas(Bíblia)
  • resumo do livro para entender relações publicas
  • resumo do livro Bíblia, verdade ou ficção.
  • Resumo do livro: (a bíblia do marketing digital)
  • Como Entender A Biblia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!