Resumo do livro "como as gigantes caem"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO AS GIGANTES CAEM

Prefácio

Exemplos de declínio: Bear Stearns fazia parte do Fortune 500 e foi comprada pela JPMorgan Chase. Lehman Brothers faliu após 158 anos de crescimento e sucesso. A Fannie Mae sucumbiram ao conservadorismo do governo. Merrill Lynch, símbolo do mercado americano otimista, entregou-se a uma aquisição de controle. O Washington Mutual cambaleou, prestes a setornar o maior fracasso de um banco comercial da história. O governo americano embarcou na mais extensa aquisição de ativos privados para evitar uma segunda Grande Depressão.
A meta desse livro é oferecer uma visão fundamentada em pesquisas sobre como o declínio pode ocorrer, mesmo para empresas aparentemente invencíveis, de forma que os líderes possam ter mais chances de evitar seu trágicodeclínio.

A ruína iminente se insinua no silêncio

Uma forma de ensinar bem recomendada por Bill Lazier: não tente se sair com as respostas certas, mas concentre-se em se sair com boas perguntas. O declínio organizacional é semelhante a um câncer. Por dentro está doente e por fora saudável. O declínio é uma mazela causada pela própria empresa. Ele é mais fácil de curar e mais difícil dedetectar nos primeiros estágios e mais fácil de detectar e mais difícil de curar nos estágios posteriores. Uma instituição pode aparentar ser forte, mas já estar doente por dentro, perigosamente à beira de um enorme abismo.
Giannini fazia empréstimos para bancos quando estes mais precisavam.Por sua vez, os pequenos faziam depósitos no banco do Giannini. À medida que San Francisco crescia, Gianniniemprestava mais aos pequenos bancos e estes faziam mais negócios com Giannini. O banco ganhou força com isso e passou a se chamar Bank of America. Em 1945, passou a ser o maior banco comercial do mundo. Ao longo das três década seguintes, o Bank of America conquistou a reputação de uma das empresas mais administradas dos EUA.
Se alguém tivesse previsto em 1980 que em 8 anos, o Bank of America nãosó cairia dessa posição como também já registraria uma das maiores perdas do setor bancário
americano, abalaria os mercados financeiros a ponto de provocar uma breve depressão do dólar, veria o desempenho acumulado das ações cair mais de 80% abaixo do mercado de ações, enfrentaria uma série ameaça de aquisição de um banco rival, cortaria seus dividendos, venderia sua sede corporativa para ajudara atingir os requisitos de capital , chamaria um ex-CEO para salvar a empresa, seria considerado um grande pessimista.Se uma empresa tão poderosa e bem posicionada como o Bank of America então qualquer empresa pode cair. Devemos ser cautelosos em relação ao nosso sucesso. Em 1980, foi escolhido o novo CEO, Samuel Arnacost. Ele comprou a corretora de descontos Charles Schwab, energizando o Bank ofAmerica com um novo negócio e com um quadro de empreendedores irreverentes. Depois arquitetou a maior aquisição interestadual do setor bancário até o momento na história dos EUA, comprando a Seafirst Group. Lançou um programa intensivo de $100 milhões para dinamitar a concorrência no que se refere a caixas eletrônicos. Destruiu tradições obsoletas, fechou filiais, acabou com a estabilidade noemprego, implementando medidas de remuneração por incentivos. Arnacost permitiu que os líderes da Schwab fechassem contratos de leasing para BMWs, Porsches e Jaguar, irritando banqueiros tradicionais restritos a automóveis como Fords e Chevrolets. Contratou um consultor de gestão de mudanças e conduziu as pessoas por um processo de transformação. O Bank of America já estavaposicionado para uma queda antes de ele assumir o cargo do CEO. O objetivo é mostrar como o Bank of America teve uma queda espetacular apesar do fervor revolucionário do seu CEO. A solução para o declínio não está no clichê ‘’mude ou morra’’; o Bank of America mudou muito e quase se matou no processo.
[pic]

Os cinco estágios do declínio
11 casos atingiram a critérios rigorosos de ascensão e queda...
tracking img