Casa grande e senzala (Gilberto Freyre) – fichamento

As mesmas influências de técnica de produção e de trabalho - a monocultura e a escravidão - uniram-se naquela parte inglesa da América comonas Antilhas e na Jamaica, para produzir resultados sociais semelhantes aos que se verificam entre nós. Às vezes tão semelhantes que só varia o acessório: as diferenças de língua, de raça e de forma dereligião.
Por menos inclinados que sejamos o materialismo histórico, tantas vezes exagerado nas suas generalizações - principalmente em trabalhos de sectários e fanáticos - temos que admitirinfluência considerável, embora nem sempre preponderante, da técnica da produção econômica sobra a estrutura das sociedades; na caracterização da sua fisionomia moral. É uma influência sujeita a reação deoutras; porém poderosa como nenhuma na capacidade de aristocratizar ou de democratizar as sociedades; de desenvolver tendências para a poligamis ou a monogamia; para a estratificação ou a mobilidade.Muito do que se supõe, nos estudos ainda tão flutuantes de eugenia e de cacogenia, resultado de traços ou taras hereditárias preponderando sobre outras influências, deve-se antes associar à persistência,através de gerações, de condições econômicas e sociais, favoráveis ou desfavoráveis ao desenvolvimento humano.
No Brasil, as relações entre os brancos e as raças de cor foram desde a primeira metadedo século XVI condicionadas, de um lado pelo sistema de produção econômica - a monocultura latifundiária; do outro, pela escassez de mulheres brancas, entre os conquistadores.
A formação patriarcaldo Brasil explica-se, tanto nas suas virtudes como nos seus defeitos, menos em termos de "raça" e de "religião" do que em termos econômicos, de experiência de cultura e de organização da família, quefoi aqui a unidade colonizadora.
O sistema patriarcal de colonização portuguesa do Brasil, representado pela casa-grande, foi um sistema de plástica contemporização entre as duas tendências.
A... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Resumo do livro "Casa Grande e Senzala". TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Casa-Grande-e/30767540.html

MLA

"Resumo do livro "Casa Grande e Senzala"" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Casa-Grande-e/30767540.html>.

MLA 7

"Resumo do livro "Casa Grande e Senzala"." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Casa-Grande-e/30767540.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro "Casa Grande e Senzala"." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Casa-Grande-e/30767540.html.