Resumo do livro budapeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Budapeste - Chico Buarque
Budapeste é um romance sobre as percepções de vida de um escritor chamado José Costa, personagem principal do livro. Ele é considerado um “ghost-writer”, ou seja, alguém que escreve por encomendas para outras pessoas assinarem, como artigos para jornal, discursos de autoridades, autobiografias e poemas, sendo assim considerado um autor anônimo. Toda a narrativa se dáentre o Rio de Janeiro e Budapeste, sendo as duas cidades um porto de fuga do escritor. O personagem José Costa inicialmente mora no Rio de janeiro, sendo casado com Vanda, uma apresentadora de telejornal, bonita, superficial, uma típica representante do consumismo, do imediatismo e desse mundo feito de aparências e espelhos. Possuem um filho “Joaquinzinho”, ao qual José não sente nada, porém não sesente culpado. Ele é sócio do amigo Álvaro Cunha em uma agência que produz textos anônimos para outros. Em um de seus momentos de crise no casamento, surge a oportunidade de um congresso para escritores anônimos, onde acidentalmente por uma falha no funcionamento do avião, acaba pousando em Budapeste, na Hungria. Lá começou o fascínio pela língua “mágica”, o húngaro. Em uma citação no livro, oautor afirma a respeito da língua húngara: ”única língua do mundo que, segundo as más línguas, o diabo respeita” (p.6).
Em Budapeste, José conhece Kriska, mulher que lhe causa encantos e paixão, tornando-se um brasileiro seduzido e apaixonado, tanto pela língua, quanto pela bela Krista, mulher que acaba lhe ensinando o novo idioma, chegando a convencê-lo de que nessa nova vida, ele teria deesquecer sua língua anterior para entender o húngaro. Então começa a estudar o idioma com Krista e também a amá-la. Assim, no diálogo entre os dois é que se desenvolve o romance Budapeste. De volta ao Rio de Janeiro, José continua frustrado e desiludido com a sua vida, não achando sentido para o seu papel de autor anônimo, e como ele só pensava na Hungria e na língua húngara (chegando a sonhar com amesma), resolve retornar para Budapeste. Chegando lá, adota o pseudônimo de Zsoze Kósta, e mais uma vez seu destino se repete. Lá ele volta a escrever textos sem publicar seu verdadeiro nome, muitas vezes até não fazendo sucesso como escritor para sua amada Kriska, sendo isso um motivo para se separar dela. José da Costa era considerado um personagem amargo, onde de vez enquanto, sentia saudades dasua mulher (Vanda), e do Rio de Janeiro, mas sentia mais saudades da Língua portuguesa do que sua mulher.
Novamente retornando ao Rio de Janeiro, disposto a retomar sua vida em paz com a esposa e ser um bom pai, novamente, depois de uma briga com Vanda ele pega seu passaporte e volta para Budapeste. Nessa ida, José passa a dominar a língua húngara, como traduções de discursos e Krista voltaajudá-lo. Ele adquiriu um húngaro padrão culto, restando ainda um sotaque. Mas, mesmo dominando o idioma, o personagem continuava anônimo, tudo que escrevia era assinalado com outro nome, desse modo, não conseguiu autonomia. Temos mais uma vez a volta do personagem ao Rio de Janeiro. Agora, havia um estranhamento com o idioma brasileiro, como se não reconhecesse o significado das palavras. José possuia sensação de estar em um país com uma maneira de falar que não reconhecia mais. Ele percebia que tinha perdido alguma parte de sua vida, pois a agência ao qual trabalhava em sociedade com Álvaro não existia mais, e as livrarias já não mais vendiam seus livros assinados por outras pessoas, como o “Ginógrafo”, biografia escrita para um alemão.
Depois de um determinado tempo, José recebe umconvite para ser homenageado na Hungria, e ao chegar no país tem um grande surpresa: um colega de profissão se vinga da maneira que mais afeta um escritor anônimo, pois ele escreve um livro chamado Budapeste sendo publicado com a autoria de Zsoze Kosta (pseudônimo de José da Costa), onde na verdade, nada tinha ele escrito a respeito. Esse fato nos mostra a ironia do desfecho do livro, pois ele se...
tracking img