Antígona leva o nome de uma das filhas de Édipo, e é sobre o seu destino e o destino do atual rei de Tebas, Creonte, que a obra se desenvolve. Antigona, uma das filhas da relação incestuosa entreÉdipo e Jocasta, demonstra que é uma mulher que pensa primeiramente na família antes de outros valores. Depois de cuidar de seu pai expulso pelos seus irmãos, do exílio até a sua morte, ela retorna aTebas. Numa época em que a mulher não possuía muitos direitos, a não ser os que lhe são próprios de uma dona de casa, ela revela, sobretudo, a coragem de uma mulher, a própria Antígona, que desafiou oedito do autoritário rei Creonte para enterrar o irmão, ferido mortalmente em batalha. A severa pena decretada pelo rei àquele que cometesse tal ato, não foi suficiente para intimidar a bravura daquelajovem.
Em Tebas, a briga dos irmãos pelo trono faz com que os dois, Polinice e Eteocles, morram mutuamente.Creonte, atual rei e tio de Antigona, impõem uma lei que proíbe o enterro de Polinice sobpena de morte quem a contrariasse.Pois Polinice não tinha direito do trono,então ficou a mêrce de cães e de passaros,enconto o Eteocle recebe honras divinas no seu enterro por ter razão e direito autrono.
Antigona não aceitava uma lei imposta por um tirano não pode sobrepor a lei divina, então decide ir contra a lei que Creonte impôs, e tenta enterrar seu irmão Polinice com honras divinas para quenão fique vagando por 100 anos na margem do rio que leva ao mundo dos mortos, porém é pega por um guarda quando pratica tal ato.
Indo em contra mão a lei imposta por Creonte, Antigona não tem omínimo de temor e de arrependimento, audaciosamente a personagem confessa o “crime” e não silencia diante das palavras do rei, nem mesmo da sua condenação.
Antigona não é morta, e sim trancada em umtúmulo, ou seja, enterrada viva, onde receberá alimento e água até o final dos seus dias. Vendo que não terá saída e tendo a morte como única certeza, tanto a curto como longo prazo, Antigona suicida-se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Resumo do livro antigona. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Antigona/321243.html

MLA

"Resumo do livro antigona" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Antigona/321243.html>.

MLA 7

"Resumo do livro antigona." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Antigona/321243.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro antigona." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Antigona/321243.html.