Resumo do livro aluta pelo direito rudolf von ihering

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO ALUTA PELO DIREITO
RUDOLF VON IHERING


A LUTA PELO DIREITO – RUDOLF VON IHERING

A obra objeto desse estudo trata-se da publicação de uma conferência no ano de 1872 proferidapelo Dr. Rudolf Von Ihering.
O trabalho é dividido em três etapas, em que a primeira e introdutória apresenta o conteúdo central do livro, que é a da luta pela obtenção do direito como fatoressencial para o surgimento e manutenção do próprio direito, a segunda, discorre no sentido de explicitar que a luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio de forma que o abandono àdefesa desse direito é um abandono não somente deste direito, mas do direito como um todo. A terceira e última parte nos elucida que a defesa do direito, esplanada anteriormente, é um dever para com asociedade e, quem não o faz é comparado a um soldado traidor que abandona o campo de batalha em meio à guerra.
Logo de início, o autor afirma: “A vida do direito é uma luta: luta dos povos, do Estado,das classes, dos indivíduos”. A partir daí podemos identificar a visão do autor e, para mim correta tendo em vista o processo histórico de surgimento e evolução do direito, que muitas vezes a obtençãoe conquista de um direito se deu por meio da força e da batalha.
Em contrapartida, milhares de pessoas vivem tranquilamente e recebem esses direitos adquiridos por meio da luta de muito sanguederramado como um herdeiro que recebe uma fortuna da qual não foi fruto do seu suor, ou seja, não foi fruto do seu trabalho. Dessa forma, ele desenvolve a ideia de que a luta é o trabalho do direito comonecessidade prática, com a importância moral tal qual o trabalho é para a propriedade.
O autor sequencia a obra questionando a teoria sobre a origem do direito defendida principalmente por Savigny ePuchta, em que afirma que a formação do direito faz-se tão sutilmente como a formação da linguagem, em que não exige esforço, nem luta.
O autor não extingue por completo esse modo de surgimento de um...
tracking img