Resumo do livro aluta pelo direito rudolf von ihering

388 palavras 2 páginas
RESUMO DO LIVRO ALUTA PELO DIREITO RUDOLF VON IHERING

A LUTA PELO DIREITO – RUDOLF VON IHERING

A obra objeto desse estudo trata-se da publicação de uma conferência no ano de 1872 proferida pelo Dr. Rudolf Von Ihering.
O trabalho é dividido em três etapas, em que a primeira e introdutória apresenta o conteúdo central do livro, que é a da luta pela obtenção do direito como fator essencial para o surgimento e manutenção do próprio direito, a segunda, discorre no sentido de explicitar que a luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio de forma que o abandono à defesa desse direito é um abandono não somente deste direito, mas do direito como um todo. A terceira e última parte nos elucida que a defesa do direito, esplanada anteriormente, é um dever para com a sociedade e, quem não o faz é comparado a um soldado traidor que abandona o campo de batalha em meio à guerra.
Logo de início, o autor afirma: “A vida do direito é uma luta: luta dos povos, do Estado, das classes, dos indivíduos”. A partir daí podemos identificar a visão do autor e, para mim correta tendo em vista o processo histórico de surgimento e evolução do direito, que muitas vezes a obtenção e conquista de um direito se deu por meio da força e da batalha.
Em contrapartida, milhares de pessoas vivem tranquilamente e recebem esses direitos adquiridos por meio da luta de muito sangue derramado como um herdeiro que recebe uma fortuna da qual não foi fruto do seu suor, ou seja, não foi fruto do seu trabalho. Dessa forma, ele desenvolve a ideia de que a luta é o trabalho do direito como necessidade prática, com a importância moral tal qual o trabalho é para a propriedade.
O autor sequencia a obra questionando a teoria sobre a origem do direito defendida principalmente por Savigny e Puchta, em que afirma que a formação do direito faz-se tão sutilmente como a formação da linguagem, em que não exige esforço, nem luta.
O autor não extingue por completo esse modo de surgimento de um

Relacionados

  • HONNETH Luta Por Reconhecimento
    88966 palavras | 356 páginas
  • Ciencia do direito
    31556 palavras | 127 páginas