Resumo do livro - ética - de adolfo sanchez vazquez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 30 (7461 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Deoclides Augusto Gomes Neto
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Tema: Ética


ÉTICA


CAPÍTULO I – OBJETO DA ÉTICA

1. Problemas morais e problemas éticos

Existem alguns tipos de problemas os quais podem afetar de um indivíduo até uma nação inteira, problemas os quais a incumbência fica voltada a algumas pessoas, em sua função de fazer ou deixar de fazer algo demodo imparcial, sendo apenas regidos pelas normas da moral.

O comportamento prático-moral muda de época para época e de uma sociedade para outra. Com o passar do tempo, esse comportamento veio adquirindo a qualidade de teoria moral, sendo assim objeto de estudo e reflexão, quando se verifica essa passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, estamos na esfera dos problemasteórico-morais ou éticos.

Esses problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade, ou seja, com a ajuda de uma norma estes são reconhecidos como bons ou moralmente valiosos. Na ética não há uma norma de ação para cada situação esta seria um problema prático-moral, a ética investiga o conteúdo do bom e não o que cada indivíduo deve fazer, mas o significado de bom, muda de teoria para teoria,sendo às vezes a felicidade, o prazer, o útil, o poder, etc.

Juntamente com esse problema central, colocam-se também outros problemas éticos fundamentais, tais como o de definir a essência do comportamento moral e a diferença de outras formas de comportamento humano, esse problema nos leva a outro, o da responsabilidade. Se fala em comportamento moral quando o sujeito é responsável pelos seusatos.

Os problemas éticos teóricos e práticos, no terreno moral se diferenciam, mas as soluções dos primeiros influem na colocação da solução dos segundos devendo haver uma reflexão para que a teoria especule de modo efetivo o comportamento do homem.

Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma decomportamento moral. A ética rejeita o comportamento egoísta como moralmente válido, deve ser feito em prol do bem da sociedade, visando o que é moralmente válido.

Devido aos excessos normativistas das éticas tradicionais, nos últimos tempos procurou-se limitar o domínio da ética aos problemas da linguagem e do raciocínio moral, renunciando-se a abordar questões com a definição do bom, aessência da moral, o fundamento da consciência moral, etc. Colimando o comportamento humano como compreensão racional de um aspecto real.

2. O campo da ética

Certamente, o estudo de muitas éticas tradicionais parte da idéia de que a missão do teórico neste campo é dizer aos homens o que devem fazer, como fazer, lhes ditando as normas ou princípios pelos quais devem pautar seu comportamento. O éticotransforma-se assim, numa espécie de legislador do comportamento moral do indivíduo ou da comunidade.

Mas a função fundamental da ética é a mesma de toda as demais teorias: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada circunstância, elaborando conceitos correspondentes.

Formular normas e princípios universais de moral, desconsiderando a experiência e formação histórica, afasta ateoria ética da realidade que ela deveria

3. Definição da ética

Como os problemas teóricos morais nao se confundem com os práticos, também não se pode confundir ética com moral. A ética não cria a moral. A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e partindo delas procura encontrar a essência da moral, sua origem,as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

A definição indica o caráter científico desta disciplina, ou seja,...
tracking img