Resumo do livro - ética - de adolfo sanchez vazquez

Autor: Deoclides Augusto Gomes Neto
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Tema: Ética


ÉTICA


CAPÍTULO I – OBJETO DA ÉTICA

1. Problemas morais e problemas éticos

Existemalguns tipos de problemas os quais podem afetar de um indivíduo até uma nação inteira, problemas os quais a incumbência fica voltada a algumas pessoas, em sua função de fazer ou deixar de fazer algo demodo imparcial, sendo apenas regidos pelas normas da moral.

O comportamento prático-moral muda de época para época e de uma sociedade para outra. Com o passar do tempo, esse comportamento veioadquirindo a qualidade de teoria moral, sendo assim objeto de estudo e reflexão, quando se verifica essa passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, estamos na esfera dos problemasteórico-morais ou éticos.

Esses problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade, ou seja, com a ajuda de uma norma estes são reconhecidos como bons ou moralmente valiosos. Na ética não há umanorma de ação para cada situação esta seria um problema prático-moral, a ética investiga o conteúdo do bom e não o que cada indivíduo deve fazer, mas o significado de bom, muda de teoria para teoria,sendo às vezes a felicidade, o prazer, o útil, o poder, etc.

Juntamente com esse problema central, colocam-se também outros problemas éticos fundamentais, tais como o de definir a essência docomportamento moral e a diferença de outras formas de comportamento humano, esse problema nos leva a outro, o da responsabilidade. Se fala em comportamento moral quando o sujeito é responsável pelos seusatos.

Os problemas éticos teóricos e práticos, no terreno moral se diferenciam, mas as soluções dos primeiros influem na colocação da solução dos segundos devendo haver uma reflexão para que ateoria especule de modo efetivo o comportamento do homem.

Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma...
tracking img