Resumo do livre édipo rei

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
Édipo Rei

Sófocles

A cidade de Tebas está sofrendo com uma peste que deixa seus campos e suas mulheres estéreis. Édipo, o rei de Tebas, tinha enviado seu cunhado Creonte para o templo de Apolo para perguntar ao oráculo como acabar com a peste. Creonte retorna com boas notícias. O oráculo dissera que a peste terminará assim que for encontrado o assassino do rei anterior, Laio. Ele tambémtinha sido o marido anterior de Jocasta antes que ela se casasse com Édipo. Ao ouvir isso, Édipo jura que irá encontrar o assassino e o banirá de Tebas. Ele faz algumas perguntas a Creonte, querendo saber onde Laio tinha sido morto, se havia alguma testemunha do crime e quantos homens haviam participado do assassinato. Creonte responde que Laio tinha sido morto fora da cidade por um bando de ladrões,e a única testemunha era um pastor que ainda vivia próximo dali. Édipo se volta para o Coro (que representa o povo de Tebas) e pergunta se alguém sabe algo mais sobre a morte do rei. O Coro sugere que Édipo consulte Tirésias, o profeta cego. Édipo diz a eles que já tinha mandado chamá-lo.

Quando Tirésias chega, ele parece relutante em responder às perguntas de Édipo, alertando-o que ele nãoirá querer saber as respostas. Édipo o ameaça de morte, e finalmente Tirésias conta que o próprio Édipo é o assassino, e seu casamento é uma união incestuosa com sua mãe. Édipo toma isto como um insulto e conclui que Creonte pagara Tirésias para dizer estas coisas. Ele também menospreza Tirésias dizendo que ele não era um profeta verdadeiro, pois deveria ter sido capaz de decifrar o enigma daEsfinge, o que apenas ele, Édipo, conseguira. Tirésias retruca que, embora ele não tenha visão, era Édipo quem era cego à verdade. Ele pergunta ao rei de quem ele era filho e o lembra da maldição sobre as cabeças dos seus pais. Ele também profetiza que Édipo deixará Tebas envergonhado. Furioso, Édipo o manda embora e Tirésias sai, repetindo que o assassino de Laio estava diante dele; um homem que era oassassino do próprio pai e marido da própria mãe, e que viera enxergando mas partiria cego.

Creonte chega, perguntando se era verdade que Édipo falsamente o acusara. O Coro tenta apaziguá-lo, mas Édipo entra e o acusa de traição. Os homens discutem até a chegada de Jocasta, a esposa de Édipo. Eles explicam a razão da sua discussão para Jocasta, que pede a Édipo que acredite em Creonte. O Corotambém pede a Édipo que seja mais tolerante, e ele cede de má vontade, deixando Creonte partir. Jocasta pergunta a Édipo por que ele estava tão irritado, e ele conta a profecia de Tirésias. Jocasta o acalma, afirmando que os oráculos e profetas são mentirosos, e que pode provar isso com um exemplo pessoal. Há muito tempo, um oráculo dissera a Laio que seu próprio filho iria matá-lo. Para evitar estadesgraça, ele e Jocasta haviam entregue o seu filho pequeno para um pastor, com ordens de levá-lo até as montanhas para morrer, com um espeto perfurando seus tornozelos. No entanto, Laio havia sido morto por ladrões, não pelo seu filho, provando que o oráculo estava errado. Mas um detalhe na história de Jocasta perturba Édipo. Ela tinha dito que Laio morrera num lugar onde três estradas seencontravam. Isto faz com que Édipo se lembre de um incidente do seu passado, quando ele matara um estranho que o insultara num lugar semelhante. Ele pede que Jocasta descreva Laio, e a descrição dela combina com sua memória. Jocasta também afirma que a única testemunha da morte de Laio jurava que ele tinha sido morto por cinco homens. Édipo manda chamar esta testemunha.

Enquanto aguardam o homemchegar, Jocasta pergunta a Édipo por que ele parecia tão abalado. Édipo conta a ela a história do seu passado. Certa vez, quando ele era jovem, um homem que ele havia encontrado dissera que ele não era filho do seu pai. Ele perguntara sobre isso aos seus pais, que tinham negado a história. No entanto, isso o perturbara o bastante para ir até um oráculo em busca da verdade. O oráculo dissera que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Édipo Rei
  • O mito de Édipo Rei resumo
  • Resumo édipo rei
  • resumo édipo rei
  • Resumo Edipo Rei
  • Resumo Édipo Rei
  • Resumo da obra Édipo Rei
  • Resumo édipo rei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!