Resumo do Heberly

599 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO – CÂMPUS ITUIUTABA
Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria
Bioquimica de Alimentos e Biotecnologia
3º Período – Noturno

Resumo:
Bioconversão
do bagaço de Maçã

Aluno: Leandro Eustáquio Lima Silva
Professor: Heberly

Ituiutaba/MG Junho- 2014

Enriquecimento nutricional utilizando fungos para produção de um alimento alternativo de alto valor agregado. Com o aumento desenfreado da população no mundo busca-se novas fontes de alimentos, e aqui no texto mostra a viabilidade do uso do bagaço da maça que após produzido geralmente é utilizado como ração animal ou é simplesmente dispensado no solo, entretanto, seu valor nutritivo é limitado devido ao baixo teor protéico. É grande o desperdício de alimentos e resíduos agroindustriais, dai vem a viabilidade de aproveitamento, mesmo sendo pobre em nutrientes como vitaminas e proteínas, podemos enriquecer estes fazendo uma conversão com o uso de fungos e bactérias. Estes microrganismos são fontes alternativas de alimentos pois quando cultivados e em despejos alimentares ou subprodutos industriais são capazes de produzirem grandes quantidades de células ricas em proteínas com a SCP.
Os produtos enriquecidos com esse tipo de proteína podem ser usados como suplemento proteico na alimentação humana. Esse processo possui uma grande vantagem devido as leveduras produzirem alto conteúdo de vitaminas.
O bagaço da maça possui grande teor de fibras que são formadas por polímeros com alta massa molar, como: amido, hemicelulose, celulose , lignina e pectina.
O método utilizado para converter biologicamente o bagaço da maça foi da seguinte forma: utilizou-se dois fungos no tratamento sequencial. Primeiramente realizou-se uma fermentação em estado liquido utilizando a levedura Cândida Utilis . Essa levedura esta sendo muito empregada na

Relacionados