Resumo do filme o lenhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme "O Lenhador" conta a história de Walter que após doze anos preso por pedofilia, sai em liberdade condicional e, no entanto, os fantasmas do seu passado o perseguem no seu recomeço,deparando-se em um mundo adverso e repleto de pré-conceitos. E assim, durante todo o filme é notável a constante luta de Walter para se tornar uma pessoa normal ou seja, para tornar-se ser humano.
O filmerevela ao menos três dimensões do abuso sexual de crianças. Na primeira delas vê-se em primeiro plano a saga de um ex-presidiário em liberdade condicional julgado por abuso sexual de crianças e sua lutapara se livrar tanto da sua doença que supostamente o leva ao abuso quanto dos estigmas sociais que o acompanha por onde quer que ele passe. Numa segunda dimensão seu processo de cura é colaboradopelo apoio de sua namorada que confidencia ter sido vitima de abuso sexual quando criança. Essa parceira parece indicar a possibilidade das pessoas conduzirem sua própria vida apesar das marcas dopassado. A terceira dimensão ocorre quando depois de uma tentativa de investir sexualmente numa menina de 12 anos o protagonista é surpreendido com seu doloroso relato em que a menina revela estar sendoabusada por seu pai. Nessa condição ele tende a reverter sua condição de abusador sexual passando a investir contra um sujeito supostamente pedófilo que molestava crianças de uma escola infantil nasproximidades de sua casa. A história parece acentuar que é somente na eminência de um novo abuso sexual e diante de um profundo exercício de alteridade que o protagonista encontra a "cura."
E assim,o filme tenta mostrar um lado mais humanizado da pedofilia onde as fantasias que dominam os pedófilos não são resultado de deliberação ou escolha voluntária, mas está fora dos limites do controleconsciente, que a partir da consciência da patologia pode vir a ser controlado, porém nunca curado.
Todavia, a lei brasileira não possui o tipo penal "pedofilia". Entretanto, a pedofilia, entendida...
tracking img