Resumo do filme a voz do coraçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRITICA DO FILME A VOZ DO CORAÇÃO

Ellen Cristina Cané Santos¹

BARRATIER, Christophe . A voz do coração. França, 2004.

O filme A voz do coração, filme de Christophe Barratier, é uma obra que reporta à França da década de 40, narrando a história de crianças órfãs, delinqüentes ou sem aparente futuro que vivem em uma instituição de ensino no qual, pode ser observado, não há umapreocupação com o ensinar, naquilo que envolve uma educação que capacite os alunos a refletirem os diversos assuntos de forma crítica, mudança de comportamento, assimilação de valores éticos e morais para se tornarem cidadãos de fato.
O filme retrata o concernente métodos repressores utilizados na instituiçao onde abrigava tais crianças. Assemelhando-se tranquilamente a um reformatório, observandologo na entrada, os seguintes dizeres: “No fundo do poço”. Resaltando que antes da chegada do professor de música, Clémente Mathieu, se verifica numa suposta didática utilizada, o planejamento e estratégias adotadas pela equipe docente na intenção de estabelecer de forma significativa o ensino e a aprendizagem verifica-se, portanto, que as experiências dos alunos naquele local é totalmenteinversa, basta para tanto, observar o lema pelo qual o diretor Rachin se baseia: “ação e reação” como método de correção. Tudo isso para que os internos possam aprender a se comportarem, caso contrário, seriam confinados em uma solitária. Método esse que tende a adestrar os alunos no objetivo de adquirir deles bom comportamento advindo do medo, da repressão e, tendo como resposta: crianças agressivas,com baixa estima por não encontrar naquele ambiente nenhuma afetividade ou algo que o incentive e estimule para o processo de socialização.
__________________________
¹Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. 1º PERÍODO V
O filme nos traz uma reflexão sobre a importância do domínio das habilidades e a eficiência precisa na hora da transmissão do conhecimento. Com a chegadado professor de música, o ensino adquire novo enfoque: tem-se agora um profissional que conduzirá os alunos a perceberem uma nova realidade bem diferente do que a instituição impunha, avaliará suas habilidades fazendo com que, dentro de um aspecto humanístico e de afeto ante aos alunos, promova a auto-estima em cada um, se sentindo úteis e, não, como sendo parte do mobiliário de uma sala de aula.Na visão central, não basta ter conhecimento cientifico e tecnológico, faz-se imprescindível a clareza e eficiência de tais conhecimentos na transmissão embutida no cotidiano das pessoas. O enfoque para o progresso social, não compreende apenas um fluxo crescente de imposições sobre os menos desfavorecidos, porém sim, na metodologia eficaz, realçada na passagem contundente dos estudos realizados.É muito comum hoje em dia, e basta observar dentro da sala de aula, certos alunos quietinhos no canto, não falam, não participam de certas atividades e muitos dos professores nem se quer procuram saber o porquê daquilo. Não se interessam, configurando numa espécie de abandono de forma indireta por meio desse profissinonal. No filme, tal aspecto também é abordado de tres formas: primeira crítica emrelação ao aluno que , desrespeitando o professor, e supostamente merecendo sua puniçao, teve em resposta a ação do professor metodológica para sua repreenção; segunda crítica foi a utilização específica da aprendizagem pelo professor, em relaçao a um aluno que deveria restaurar o seu próprio erro, cuidando ele mesmo de quem o havia machucado; e a terceira crítica é em relação ao aluno, que mesmonao possuindo voz adequada para o canto, não foi posto de lado, mas aproveitado uma outra habilidade sua para que este não se sentisse abandonado, excluído das atividades.
O profissional que não presta atenção aos interesses dos quais estejam aos seus cuidados, certamente não se processará de maneira eficiente. As bases da ação, busca estimular os preparativos para a elaboração de uma reação...
tracking img