Resumo do filme vida de inseto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

O filme é recheado de mensagens que parecem inspiradas na ação do coletivo. Uma aula de gestão de recursos humanos. Afinal, não existe empresa de uma só pessoa. O trabalho em equipe é a essência de uma organização. Quando pensamos em equipes, naturalmente pensamos em liderança. Todavia, a idéia de liderança ainda é mal compreendida por um grande número de “supostos líderes”.Hoje mais do que provado que as organizações que mais se destacam atualmente no mercado são aquelas que sabem trabalhar e qualificar a sua equipe da forma mais eficiente possível. A equipe para atender a essas qualificações deve aprender a trabalhar de forma harmônica a fim de atingir um igual objetivo final a todos.
O líder de um grupo não é necessariamente aquele que está no comando. Existemdonos de empresas, diretores e gerentes que não lideram seus times. A liderança também nem sempre é positiva; existem pessoas que podem liderar um grupo para o fracasso coletivo. Líderes jamais são impostos: a liderança é algo que é percebida e aceita muitas vezes de forma subconsciente. O líder que precisa mostrar documento para provar que manda é apenas uma figura emblemática, não um verdadeirolíder. Nem sempre o líder é o mais simpático; ou o mais inteligente; muitas vezes ele nem mesmo é o mais competente. Ele simplesmente lidera – e a equipe inteira o tem como modelo e o segue.
A liderança também é situacional e depende de fatores externos. Um líder em determinada situação pode ser o liderado em outra. Afinal, pessoas têm perfis, personalidades e caracteres diferentes.
Aconstrução do espírito de união sobressai-se imediatamente a questão do objetivo comum. Mas há ainda um ponto, muito bem explorado no filme, e muito mal nas empresas, que é o reconhecimento e a aceitação das diferenças.
Cada um com seu potencial. Cada um com suas limitações,porém, nem por isso menosprezado. Em uma equipe não existe elemento descartável. Todos somam com o que podem e no momento quepodem. Os líderes sabem como aproveitar essas diferenças em prol dos objetivos do grupo e produzir! É muito fácil trocar e tirar um elemento destoante.
O líder, todavia, sabe harmonizar sua equipe, obtendo a melhor harmonia necessária. Se algum membro não está tendo o rendimento esperado, um grupo bem liderado sabe como ajustar-se para correção do rumo. Pois o problema de um, é problema detodos! Em um grupo bem liderado, o sentimento de unidade entre os membros supera o individualismo.
Nos tempos de hoje não há mais lugar para autoritarismo. Reconhecer as lideranças existentes, valorizar a diversidade, reunir todos em torno de um mesmo objetivo e semear união e respeito. Tornar todos responsáveis por cada um; e cada um responsável pelo resultado de todos.

Análise crítica do filmePode-se destacar a organização do trabalho,afinal, nas mais variadas atividades do dia a dia,inclusive as desenvolvidas na escola,tudo é mais fácil quando desenvolvido em grupo devido a junção da capacidade individual de cada um para determinados atividades,formando um todo mais forte.
Outra lição importante é o conceito de liderança,toda equipe sempre terá alguém a se destacar comolíder porém não é necessariamente aquele que está no comando. A liderança também nem sempre é positiva, existem pessoas que podem liderar um grupo para o fracasso coletivo, (veja nos casos de Hooper comandando os gafanhotos numa incursão opressiva contra as formigas, e também da princesa que esta sendo preparada para assumir a liderança da colônia, mas não sabe tomar decisões). Aprende se também quelideres não podem ser impostos (como Hooper) a liderança é algo que é reconhecida e por isso aceita. A rainha, por exemplo, era apenas uma figura emblemática e a princesa ia pelo mesmo caminho,entende se então que não um verdadeiros lideres.Nem sempre o líder é o mais simpático; ou o mais inteligente; muitas vezes ele nem mesmo é o mais competente. Ele simplesmente lidera – e a equipe inteira...
tracking img