Resumo do filme veronica

FILME VERÔNICA
Este trabalho tem como objetivo elaborar uma ligação entre o filme Verônica e os conceitos mais importantes da sociologia adquiridos em sala de aula.
No filme VERÔNICA AndreiaBeltrão faz o papel da personagem título, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula lotada de criançasbarulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que pode em seu trabalho.
Logo na primeira parte do filme já se pode encontrar problemas relacionados a sociologia como os problemas familiares dapersonagem principal, a mãe de verônica está internada em um hospital e precisa de uma operação. Até ai vemos a omissão do Estado, já que a cirurgia que terá que ser paga, o Estado como instituiçãosocial tem o dever de proporcionar o bem estar social e isso inclui saúde de qualidade, educação, saneamento básico e transporte público entre outras obrigações.
Continuando o filme, Verônica apresentaao telespectador problemas na Instituição escolar, mostrando professores desmotivados pelo baixo salário e o estresse que o professor sofre no ambiente escolar. E é neste contexto escolar que começa odesenrolar da história do filme. Colocando a serviço da relação entre professora e aluno questões como tráfico de drogas, má qualidade da educação, e corrupção policial, o filme retrata o cotidianodo subúrbio carioca.
Assim sendo o Estado com instituição social aparece mais uma vez com valores deturpados, omisso em sua missão de proteger o cidadão de bem neste caso interpretado pela professorasuburbana e o aluno carente morador da favela. Nesse sentido o Estado aparece representado pela figura do policial, neste caso corrupto, mas que deveria proteger e resguardar. Policial este queexerce poder de autoridade dentro de um país.
Sob uma forte critica social, Verônica levanta o tema do estreito laço que intercomunica crianças e criminalidade e o poder da sociedade para com os...