Resumo do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORALIDADE E ESCRITA

* Natal/RN
2013


ORALIDADE E ESCRITA
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
**
*
*

* Natal/RN
2013
INTRODUÇÃO
O tema central dos textos aqui apresentados se resulta em mostrar para o leitor como o uso da fala e da escrita ao longo dos anos.Tem sofrido mudanças tanto na forma de aprender, como na forma de ensinar e são valores que podem variar entre sociedades, grupos sociais e ao longo da história.
Esclarece qual o papel da fala nomeio social e o da escrita com seu sistema de regras gramaticais que são aprendidas na escola ao dar inicio a alfabetização.
Por fim os autores vêm expor questões como o que é mais importante, se éporque falamos mais do que escrevemos, então a oralidade deveria ser mais trabalhada nas escolas ou a escrita com suas regras?
Então os autores dos textos estudados quebram esses paradigmas e afirmamque a fala não existe sem a escrita e vice-versa. Assim um complementando o outro.

TEXTO 1- Autores: Luíz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio
O texto em questão aborda um ponto de partidamuito importante, o de que falamos mais do que escrevemos, pois uma das características gerais da língua é ser uma atividade interativa e social.
Percebe-se também a questão de que todo ser humano jásabe falar com propriedade e eficiência comunicativa sua língua materna quando entra na escola e que sua fala influência a ser escrita no período do inicial da alfabetização.
Alguns estudiosos fazemrelações entre a fala e a escrita observando que as diferenças entre ambas são formais. A formalidade ou a informalidade na oralidade e na escrita se adaptam as situações sociais. Portanto não sepode afirmar que a fala é informal e a escrita é formal.
O texto também aponta para a questão de que tanto a fala como a escrita variam de maneira relativamente considerável. A grafia é homogênea e...
tracking img