Resumo do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Politécnica de Sumaré
Processos Gerenciais – Tecnólogo RH

Elizangela Lucio – semestre 1 - 2011



TEMPOS MODERNOS
Título do Filme: Tempos Modernos (Modern Times, Eua 1936)
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 87 min. preto e branco, Continental

Sinopse
Este é o primeiro filme, em que Chaplin utiliza o som, mas mantendocaracterísticas do cinema mudo.
Focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a Grande Depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin.
O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base nosistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalistaque explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.

CHAPLIN E O MODELO TAYLORISTA - FORDISTA

1. A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas.
2. As primeiras fases da revolução industrial forammarcadas por excessos, descritos na literatura por romancistas como Charles Dickens. Homens, mulheres e crianças eram confinados em fábricas, minas e oficinas durante jornadas de trabalho de até 12 e 14 horas, em deploráveis condições sanitárias e de trabalho.
3. Tendo um cortiço como moradia, os operários ficavam submetidos a jornadas de trabalho enormes, que chegavam até a 80 horas por semana. Osalário era medíocre (em torno de 2.5 vezes o nível de substência) e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.
4. A produção em larga escala e dividida em etapas iria distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passava a dominar apenas uma etapa da produção, mas sua produtividade ficava maior.
5. Segundo ossocialistas, o salário, medido a partir do que é necessário para que o trabalhador sobreviva (deve ser notado de que não existe definição exata para qual seja o "nível minímo de subsistência"), cresceu à medida que os trabalhadores pressionam os seus patrões para tal, ou seja, se o salário e as condições de vida melhoraram com o tempo, foi graças a organização e movimentos organizados pelostrabalhadores.
6. Movimentos
7. Alguns trabalhadores, indignados com sua situação, reagiam das mais diferentes formas.
8. A greve foi estabelecida em lei como instrumento de reivindicação, liderada pelos sindicatos das categorias.
9. Karl Marx e o trabalho
10. Segundo Marx, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção. Ostrabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência. Nascia assim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção. Não é essa, porém, para Marx, a característica essencial do sistema capitalista, mas precisamente a apropriação privada dessa mais-valia. Apartir dessas considerações, Marx elaborou sua crítica do capitalismo numa obra que transcendeu os limites da pura economia e se converteu numa reflexão geral sobre o homem, a sociedade e a história.

Quadro 1: Modelos de Produção - Da Segunda revolução industrial à revolução Técnico-científica
TAYLORISMO FORDISMO PÓS-FORDISMO
- Separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos.
-...
tracking img