Resumo do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGENS DO PENSAMENTO ECONÔMICO

A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da
Economia Política. Sua obra, A Riqueza das Nações, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, como atestam as contribuições do abade e filósofo francêsTorgo (1727-1781),e. Com o Mercantilismo (1450-1750), as idéias econômicas conheceram
Algum desenvolvimento, mas na Antiguidade e na Idade Média as relações econômicas eram
Bastante simples.

1. RELAÇÕES ECONÔMICAS NA ANTIGÜIDADE

Mesmo nas sociedades primitivas, os homens precisavam organizar-se em sociedade, para
defender-se dos inimigos, abrigar-se e produzir comida para sobreviver.A divisão do trabalho daí decorrente permitiu o desenvolvimento da espécie humana em comunidades cada vez maiores e mais bem estruturadas. Na maior parte dos casos, a produção era basicamente para a própria subsistência. Algumas pessoas produziam um pouco mais, permitindo as trocas, o que gerou especialização.
No lar, os homens produziam as ferramentas e utensílios rudimentares para aagricultura, caça, pesca e para trabalhos com madeira (enxadas, pás, machados, facas, arco, flechas e outras armas). Com o tempo, surgiram pessoas com habilidade que se especializaram na produção de cada um dos tipos de bens. Alguns trabalhadores mais habilidosos não só renderam uma profissão específica, como passaram a reunir aprendizes e ajudantes. A escala de produção ampliou-se; os produtos adquirirammaior qualidade e os custos de produção se reduziram em função do aumento das quantidades produzidas. Aqueles que produziam armas ou ferramentas específicas tinham pouco tempo para se dedicar à caça, à pesca ou à agricultura: eles precisavam trocar os produtos que fabricavam por alimentos e peles para vestuário. Aos poucos, o trabalho de alguns homens passou a ser suficiente para atender àsnecessidades de um conjunto cada vez maior de pessoas. As trocas se intensificaram, portanto, entre artesãos, agricultores, caçadores e pescadores. Mais tarde, com o surgimento dos líderes comunitários, formaram-se as classes dos soldados, dos religiosos, dos trabalhadores e dos negociantes. Com a divisão do trabalho e as especializações, ficou bem nítida a formação dos diferentes agentes econômicos:governo, consumidores, produtores, comerciantes, banqueiros. O sistema bancário tornou-se importante com o surgimento da moeda, que passou a circular como meio de troca. Na medida em que ela era depositada nos bancos, passou a ser emprestada mediante o pagamento de juros.

2. O pensamento econômico na Idade Média

Do ponto de vista econômico, a Idade Média pode ser dividida em dois períodos: Doséculo V ao XI, com as invasões dos bárbaros, desaparece a economia antiga, e o feudalismo, então na sua plenitude, cria a fragmentação econômica. A produção é quase que exclusivamente rural e as trocas jamais ultrapassam o quadro local.
Do século XI ao XIV: após o longo período de decadência e obscuridade, a civilização vai reanimando-se, a partir do século XI, para expandir-se no século XII emdiante. Ressurge “uma vida económica de trocas”. As “causas” dessa reaparição encontram-se4 essencialmente no esforço desenvolvido pela Igreja e pela Realeza em prol do estabelecimento da ordem, no campo social, e da organização, no político.
O “quadro” onde se dá esse reaparecimento é a região e o agente dessa nova vida económica será a “cidade” que desperta, se desenvolve e se transforma noelemento activo da região. Dá-se a especialização em ofícios. A divisão do trabalho aumenta as quantidades produzidas. O mercado expande-se. A cidade, com as suas profissões especializadas, necessita, para a sua manutenção, dos produtos agrícolas da vizinhança. As trocas urbano-rurais generalizam-se e completam. O comércio estende-se, tornando-se inter-regional com o aparecimento das feiras....
tracking img