Resumo do filme tempos modernos de charles chaplin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMPOS MODERNOS
Um filme como "Tempos Modernos", de Charles Chaplin ( que por si só já pode ser considerado um clássico pois conseguiu ao longo de toda a sua produção realçar a linguagem, aestética, o formato e o conteúdo das produções cinematográficas, sendo considerado por muitos como um dos maiores, senão o principal, entre todos os cineastas do século XX) se ajusta como uma luva no conceitode clássico.
Há várias seqüências que são geniais desde o princípio do filme. Entretanto, as que ocorrem dentro das fábricas constituem-se em trechos antológicos, que se não estão, deveriam sercolocados entre os mais importantes e significativos da história do cinema mundial, como por exemplo, o trecho em que é engolido pelas engrenagens das máquinas da empresa onde trabalha como operário ou,numa etapa posterior da história, quando um mecânico com o qual trabalha Chaplin fica preso no meio do maquinário.
Há uma simbologia específica que permeia tais momentos do filme, como no caso daprimeira seqüência descrita, representativa no sentido de apresentar a crítica chapliniana em relação a modernidade, a forma como estamos lidando com o avanço da tecnologia, o modo como estamos sendointegrados as engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que complementam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo.
[pic]
Na parte em que o mecânico ficaretido entre rolos, parafusos e demais mecanismos que movimentam a fábrica, a ironia se dá por conta das atitudes de Chaplin no momento em que é acionado o apito que sinaliza a hora do almoço, mesmodiante da situação de dificuldade vivida por seu imediato superior, o operário vivido por Chaplin deixa de tentar auxiliá-lo em sua tentativa de sair da enrascada em que se encontra, pega sua marmita ecomeça a comer. As reclamações do mecânico-chefe são encaradas pelo operário como sendo provenientes da fome e da vontade de almoçar do mesmo! O que poderia ser considerado como mais um dos vários...
tracking img