Resumo do filme os nao jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

O filme Os Anos JK – Uma trajetória Politica, inicia com um corte no tempo, voltando à redemocratização de 1946, às eleições de JK, o nascimento de Brasília, o grande sucesso de JânioQuadros que logo renuncia, fazendo uma análise da sociedade na época como relação ao econômico, político, social e cultural; um movimento de confronto direto entre grupos distintos que busca o controledo poder.
A Constituição de 1946 é o ponto de partida para um período da historia brasileira que levarão ao compromisso firmado por Juscelino Kubitschek com a manutenção e com o fortalecimento doprocesso democrático que o imprensariam entre duas ditaduras.
Em 1954, Getúlio Vargas se suicida, começa assim a luta pela presidência. Café Filho tenta caluniar a candidatura de Kubitschek, este,conseguiu desmentir e se mantem em campanha, para conseguir votos reivindicou a velha amizade com Getúlio, tendo apoiado o ex-presidente nos dias de crise, JK era o único homem possível de manter a pazentre o PSD e PTB. Para selar essa aliança Joao Goulart foi indicado a candidato a vice-presidente.
Com o Plano de Meta 50 anos em 5 anos, JK ganha as eleições com 36 % nas urnas, Marechal HenriqueTeixeira Lott garante a posse de Juscelino Kubitschek e Jango. Inconformado com o golpe de Lott os partidários da UDN disseram que a posse de JK só foi possível devido ao golpe dos militares.Passados as ameaças, JK viaja ao exterior, em busca de apoio internacional.
No dia 31 de janeiro de 1956, Juscelino Kubitschek toma posse, os ciclos de tensões não se haviam esgotado, a oposiçãocontinuava ativa. Duas semanas apos a posse na presidência, JK enfrenta sua primeira crise politico-militar: oficiais da Aeronáutica se levantam e criam resistência ao governo na região de Santarém. “Erafácil ser enérgico e mais inteligente ser prudente. Num gesto generoso e sábio, JK anistiou os revoltosos, capitalizando a seu favor os radicalismos e evitando uma perigosa irradiação de lamente os.”...
tracking img