resumo do filme os corajosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

PARASITOLOGIA I
QUESTIONÁRIOS
1) Sobre a Isosporose, responda:
a- Qual o nome de seu agente causador?
R= Isospora belli
b- Como se adquire essa?
R= Infecta através da ingestão de oocistos esporulados com a água e alimentos
c- Como se previne?
R= Melhoria de condições sanitárias; higiene dos alimentos e das mãos; consumo de água fervida ou filtrada; tratamento dos doentes.

2)Como se adquire a Malária, e quais os possíveis agentes causadores da doença?
R= Através da picada do mosquito. ). Agente transmissor (vetor): espécies do gênero Anopheles sp (Anopheles darlingi), conhecidas também como pernilongo, mosquito prego ou carapanã. Reproduzem-se em águas de remansos de rios e córregos, lagoas, represas, açudes, valas, etc. Agente causador: espécies do gênero Plasmodiumsp (P. vivax, P. falciparum, P. malariae e P. ovale).

3) Explique o ciclo evolutivo da Malária.
R= Dividido em duas fases:
- Fase assexuada: acontece no HI (homem). No homem, os plasmódios chegam ao fígado através da corrente sanguínea, e passam por uma evolução inicial (multiplicação por esquizogonia). Depois de multiplicarem-se, os parasitas entram nos eritrócitos (hemáceas ou célulasvermelhas) do sangue circulante e continuam sua reprodução.
- Fase sexuada: acontece no HD (mosquito do gênero Anopheles sp). Quando o mosquito pica um indivíduo infectado, ele ingere formas evolutivas denominadas gametócitos (femininos e masculinos), que em seu intestino se unem e formam novos protozoários. Então, quando esse mosquito se alimenta novamente de sangue humano (repasto sanguíneo),acaba transmitindo novamente as formas infectantes da doença num novo indivíduo.

4) O que é “Acesso Malárico”?
R= “Acesso malárico”, ocorre a cada 36 a 48 horas, que inclui intenso calafrio seguido de febre alta, vômitos, dores de cabeça e no corpo, e intensa sudorese. Estes acessos se repetem com intervalos diferentes de tempo, de acordo com a espécie do plasmódio.
5) Quais os tiposexistentes de Malária? Por quais agentes são causadas, o que as diferencia?
R= P.vivax, P.falciparum e P.malariae e P.ovale, protozoario Plasmodium do gênero Anopheles. Elas se diferenciam de acordo com o intervalo de tempo de seus sinais e sintomas.
6) Explique o que é “gota espessa” e “esfregaço delgado”. Para que servem?
R=Esfregaço delgado: um exame de sangue para identificação de protozoários,confeccionar o esfregaço de sangue, tendo cuidado de secar imediatamente, evitando hemólise. Corar pelo Giemsa ou Leishman. Gosta espessa Mais utilizado para quantificação de parasitas, mas também identificação de espécies: é um método simples para permitir a diferenciação dos parasitas tanto na sua morfologia e pelo seu estagio de desenvolvimento que são encontrado nosangue periférico do sangue.. Colocar uma gota de sangue sobre uma lâmina e espalhá-la em uma área de 1cm2. Deixar secar ao ar durante 6 a 36 horas.

7) Qual a profilaxia utilizada para a Malária?
R= Drenagem dos locais que contenham água parada (para evitar a reprodução do vetor), criação de peixes larvófagos (se alimentam de larvas dos mosquitos), uso de repelentes e de tela nas janelas,educação sanitária e o tratamento medicamentoso dos enfermos.

8) O que é Leishmaniose? Quais os tipos existentes e seus respectivos agentes causadores?
R= A leishmaniose é uma doença de caráter crônico, muitas vezes deformante, que pode ser classificada em dois principais tipos (de acordo com o quadro clínico que produzem), a Leishmaniose Tegumentar Americana e a Leishmaniose VisceralAmericana. Agente causador: Espécies do gênero Leishmania sp (Leishmania brasiliensis, L. guyanensis, L. amazonensis e L. lainsoni).

9) Como acontece a transmissão da Leishmaniose, e qual o seu ciclo evolutivo?
R= Acontece principalmente através da picada do mosquito vetor infectado. Seus reservatórios são os roedores (tatu, tamanduá, gambá). Ciclo evolutivo (heteroxênico): Dentro do homem...
tracking img