Resumo do filme: como estrelas na terra, toda criança é especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Indisciplina dos Alunos do Ensino Fundamental Séries Iniciais nas Escolas Municipais de Assaí.

ROCHA, Cássia Maria da

DAINEZI, Ednéia de Oliveira

Esp. REZENDE, Douglas Leonardo

RESUMO


A indisciplina em sala de aula e na escola tem sido uma preocupação constante nos últimos anos entre os educadores. Este trabalho permitiu constatar que esta problemática é muito ampla, passandopela forma de organização da sociedade, da família, do sistema educacional, da escola. Um dos aspectos da questão que parece muito relevante: a postura que a família e o professor devem ter como educadores ao estabelecer limites. Através do diólogo que se construirá a disciplina. Aos educadores cabe o papel de educar e formar cidadãos. Este trabalho é apenas o início de uma longa caminhada em buscade conhecimentos que façam compreender melhor as diferentes realidades sociais e educacionais da atualidade, para que se possa nela intervir de forma democrática, despertando nos alunos uma consciência mais crítica do mundo, um comprometimento maior com os alunos, com sua formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e como responsáveis pelos seus atos.


Palavra-chave:educadores, limites e disciplina.




1- INTRODUÇÃO





Atualmente, o desafio não é a indisciplina, mas manter a disciplina.
A disciplina é um tema típico da educação. Para educar uma criança deve haver um elo entre escola, professores e pais para que juntos a eduquem para a vida. Visto que a educação vai acontecendo, aos poucos, todos os dias e durante muitos e muitos anos...É essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina. O grande segredo para se formar uma criança educada e disciplinada está no respeito à autoestima. É através do diálogo que se construirá a disciplina, o respeito e o coleguismo entre educadores e educandos.
Construir a disciplina na sala de aula não é uma tarefa fácil, requer do professor: bom senso, ética,responsabilidade, compromisso e disciplina. O presente trabalho oferece algumas estratégias de ações pedagógicas para que se construa essa disciplina.
Para tanto, foram consultados alguns autores, como TIBA, CURY, ESTRELA, PAROLIN e outros que se dedicam a esse tema tão polêmico e que se preocupam com a formação de cidadãos brilhantes e críticos ajudando pais e professores nesta tarefa árduade educar.
O objetivo do trabalho é compreender os fatores que influenciam a indisciplina e como o professor, enquanto mediador da formação do cidadão; pode contribuir para melhorar a qualidade de ensino, bem como construir a disciplina na sala de aula.






2- DISCIPLINA – DEFINIÇÕES E CONCEITOS.



A palavra disciplina tem origem do latim “discere” que significaaprender. Entretanto, no dicionário vemos a seguinte definição:
“regime de ordem imposta ou livremente consentida, relação de subordinação do aluno para com o mestre ou instrutor, doutrina, matéria de ensino, conjunto de acontecimentos que se professam em cadeira de um estabelecimento de ensino”. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1993.
É o controleque o homem, individual ou coletivamente, exerce sobre as suas emoções, impulsos e instintos básicos, administrando-os para que seja atingido o objetivo fundamental.
“Disciplina é a qualidade que faz o ser humano cumprir suas propostas, mesmo sem ser cobrado por alguém, pois sabe que a responsabilidade é sua”. (TIBA, 1998, p. 65)


“A disciplina escolar é umconjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha êxito. Portanto, é uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e, consequentemente, na escola”. (TIBA, 1996, p. 115)


O processo de escolarização das massas populares, iniciadas nas primeiras décadas do século XIX...
tracking img