Resumo do filme cidade de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme de Fernando Meireles começa com um churrasco na comunidade, onde Zé Pequeno e algumas crianças correm atrás de uma galinha dando tiros, até conseguir pegá-la. Buscapé que voltava pra casa, vê-se no meio de um confronto entre policiais e bandidos. Apesar de a história ser no presente, para poder entender o começo da história é preciso voltar á década de 60, quando a Cidade de Deus foiformada.
A Cidade de Deus, que é o espaço onde se passa o filme, nasceu por conta de enchentes e incêndios em favelas do Rio de Janeiro. Como o governo não tinha pra onde mandar aquelas famílias, fizeram aquela comunidade bem distante do cartão postal da Cidade. Na Cidade de Deus viviam muitas crianças e adolescentes, entre eles o Trio Ternura, que era conhecido por conta de alguns roubos. O TrioTernura era formado por Marreco, irmão de Buscapé, Cabeleira e Alicate, três dos personagens secundários da história.
Dadinho um garoto menor, dá a idéia para o trio de roubar um Motel que havia perto da Cidade de Deus. Os garotos não puderam negar que era um bom plano, então decidiram executar. Na mesma noite os garotos foram ao motel, mas Dadinho ficou vigiando lado de fora. Além de roubar arecepção do Motel, eles roubaram também os clientes. Ao ouvirem o tiro na janela, como haviam combinado, fugiram em um carro roubado. Porém quando saíram não viram nem a polícia e nem Dadinho.
Logo após mostra a cena das pessoas mortas no Motel, mas deixa o mistério no ar, pois ninguém sabe quem matou as pessoas. Anos depois descobrem que o tiro que Dadinho de no vidro foi só para espantar osmoleques. Dadinho entrou no motel e matou todo mundo que estava no estabelecimento.
Na fuga os garotos batem em um bar e fogem para um matagal. Paraíba, o dono do bar, chama a polícia que vai atrás dos garotos. Dois deles estão escondidos em cima da árvore, enquanto os policiais conversam logo abaixo. O outro garoto, Cabeleira pede abrigo na casa de Maracanã, a mãe de Berenice com quem envolve-se e osdois fazem um filho.
Naquela noite Alicate tem uma visão que estava morrendo, e quando amanhece ele decide sair daquela vida e volta pra igreja. O pai de Marreco fica muito bravo com o acontecido e obriga-o a trabalhar vendendo peixes na rua. No meio da venda Marreco envolve-se com a mulher de Paraíba, que desconfiado, volta mais cedo do trabalho e pega os dois na cama. O garoto consegue fugir,até encontrar Dadinho que o mata com um tiro.
A mulher não escapa da fúria de Paraíba que a enterra ainda viva e logo a casa enche-se de polícia e imprensa. Por conta disso Cabeleira não pode ficar na comunidade, senão iria preso, mas na tentativa de fuga com Berenice, Cabeleira é assassinado pelos policiais.
Quem nos conta toda essa história na primeira pessoa é Buscapé, irmão do Marreco,fazendo-o além de protagonista, o narrador onisciente pessoal do filme. Alguns anos se passam e Buscapé que está com 16 anos e indo a escola, consegue comprar a sua primeira câmera fotográfica. Ele é de uma turma conhecida como cocotas e lá apaixona-se por Angélica, que ela namorava o Thiago. Buscapé fazia qualquer coisa que Angélica queria até mesmo buscar um baseado para a garota.
Ele foi até aboca dos Apês que até então era do Neguinho, mas para chegar até ele essa boca já tinha passado pelo poder de muita gente e quem deu para Neguinho, foi o Cenoura um traficante conhecido na Cidade de Deus. Apesar de tudo estar em seus lugares, Dadinho conhecido agora como Zé Pequeno, queria colocar as mãos na boca dos apês.
Zé Pequeno e Bené haviam se cansado de cometer somente roubos e decidiram setornar traficantes. Na manhã seguinte acordaram cedo e mataram todos os traficantes da Cidade de Deus, só não mataram o Cenoura, porque ele era amigo do Bené. Zé Pequeno chegou à boca de Neguinho, exatamente na hora em que Buscapé estava lá. Ele deu um tiro na perna de Neguinho e nomeou o lugar como seu, Zé Pequeno então é o antagonista da história.
Como Buscapé tinha medo do assassino de seu...
tracking img