Resumo do filme: capitalismo uma história de amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise um dos filmes abaixo (Capitalismo: uma história de amor). Não se trata de interpretação de texto nem de crítica de cinema. Não será relevante que se posicione contra nem a favor.

1- Em primeiro lugar, faça uma síntese das ideias principais, para ser possível saber sobre o que é o filme; esta será a parte mais curta do trabalho, com poucos parágrafos.

O filme “Capitalismo: Umahistória de amor” de Michael Moore mostra os problemas do sistema econômico norte-americano, no qual esta sendo predominante no mundo ocidental. Os meios de produção e distribuição são de propriedade privadas e com fins lucrativos, isso é o capitalismo. O filme mostra a influência das corporações e seu impacto na vida de quem vive nesse sistema econômico.
Michael Moore inicia o filme com váriosvídeos de roubos a banco e também compara a vida atual americana com o Império Romano. Em seguida o filme mostra a tristeza das pessoas ao serem obrigadas a darem suas casas aos bancos por dividas. Mostra também um corretor de imóveis na Flórida que lucra com a desgraça alheia com a revenda dessas casa.
O filme vem falar sobre os bons momentos do capitalismo após a segunda guerra mundial.Depois um discurso do presidente Jimmy Carter advertindo sobre os problemas do capitalismo. Em seguida mostra Ronald Reagan assumindo a presidência do país junto com Don Regan, onde o país nunca mais seria o mesmo, o país seria administrado como uma empresa, onde o que foi visto foi o desmantelamento da infraestrutura industrial, já as empresas ganhavam bilhões e os sindicados perderam força e milhõesde pessoas perderam o emprego, a produtividade aumentou, mas os salários praticamente congelaram. Os ricos tiveram seus impostos reduzidos pela metade e as pessoas em vez de receberem salários decentes foram encorajadas a viver de empréstimos.
É mostrado no filme como um banco lucra com a morte de um empregado, fazendo um seguro de vida secreto, nomeando a si mesmo como beneficiário no caso damorte de seu funcionário. Com esses seguros as empresas querem que os empregados morram segundo as projeções da apólice, vale-se mais morto do que vivo para uma empresa. Recebe o nome de “apólice do camponês morto" o fenômeno no qual o empregador recebe os benefícios do seguro da morte do empregado. Alguns padres e bispos católicos deram entrevistas para Moore em que falam sobre o capitalismo,para eles o capitalismo é pecado, contrário aos princípios religiosos, imoral, obsceno, ultrajante, maligno. Em sequencia apresenta um sarcasmo na redublagem de um filme cristão, onde Jesus falou a favor do capitalismo algumas frases de extremo mau gosto.
Moore comenta sobre o caso do Dr. Jonas Salk, que conseguiu achar a cura para a Pólio (poliomielite), e decidiu fornecê-la de graça, ele podiater sido muito rico. Hoje em dia os melhores estudantes de matemática e ciências são empregados no Wall Street, não existem muitos cientistas, porque dá mais dinheiro trabalhar na área financeira. Muitos estudantes quando terminam a faculdade ficam em dívidas com os bancos durante os próximos vinte anos e a melhor forma deles pagarem aos bancos é trabalhando para eles. Moore afirma que permitimosque os poderosos do Wall Street apostem em tudo, incluindo a casa da nossa família, sendo assim um “cassino insano", e tudo que existe tem um derivativo.
O filme mostra o período da "Bolha Econômica" e aponta alguns dos culpados, dentre eles alguns lobistas do setor bancário e o presidente do banco central Alan Greenspan, ele compara o esquema de refinanciamento das casas com a máfia, onde umdia os bancos apareceram para cobrar e tomar sua casa.

Moore fala com um ex-funcionário de uma financial, que favoreciam empréstimos em ótimas condições para figuras importantes do Congresso. O filme tenta achar culpados para a queda das ações e falência das maiores empresas do país. Essa crise econômica no Wall Street se expandiu com o tempo, e uma hora acabou se generalizou e atingiu a...
tracking img