Resumo do filme bicho de sete cabeças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Afogamento |
Classificação e recursos externos |
CID-10 | T75.1 |
CID-9 | 994.1 |
DiseasesDB | 3957 |
MedlinePlus | 000046 |
Aviso médico |
O afogamento é a dificuldade respiratória causada pela aspiração de líquido não corporal por submersão ou imersão.[1]
A dificuldade respiratória inicia quando o líquidoentra em contato com as vias aéreas da pessoa por imersão (spray de água na face) ou por submersão (quando abaixo da superfície do líquido). Se a pessoa é resgatada o processo de afogamento é interrompido, o que é denominado um “afogamento não fatal”. Se ocorre a morte isto é denominado um “afogamento fatal”. Qualquer incidente sem evidência de aspiração de liquido deve ser considerado um “resgatena água” e não um afogamento.Termos como "quase afogamento"(near-drowning), "afogamento seco ou molhado", "afogamento secundário", "afogamento ativo e passivo" e "afogamento secundário" são obsoletos e não devem ser utilizados. Todas as pessoas que passam por um apuro dentro da água podem apresentar hipotermia, náuseas, vômitos, distensão abdominal, tremores, cefaléia (dor de cabeça), mal estar,cansaço, dores musculares, dor no tórax, diarréia e outros sintomas inespecíficos. Grande parte destes sintomas é decorrente do esforço físico realizado dentro da água sob stress emocional do medo, durante a tentativa de se salvar do afogamento.
Resgate é a pessoa resgatada viva da água que não apresenta tosse ou espuma na boca e/ou nariz - pode ser liberada no local do acidente sem necessitar deatendimento médico após avaliação do socorrista, quando consciente.
Afogamento é a pessoa resgatada da água que apresenta evidencias de aspiração de líquido: tosse, ou espuma na boca ou nariz - deve ter sua gravidade avaliada no local do incidente, receber tratamento adequado e acionar se necessário uma equipe médica (suporte avançado de vida).
Cada afogamento sinaliza o fracasso da intervençãomais eficaz - ou seja, a prevenção. Estima-se que mais de 85% dos casos de afogamento podem ser prevenidos pela supervisão, ensino de natação, tecnologia, regulamentação e educação pública. Recomendação de 2 vídeos de prevenção:
Índice [esconder]  * 1 Perfil do Afogamento * 2 Comportamento da pessoa em apuros dentro da água * 3 O processo de afogamento * 4 O socorro e o primeiroatendimento ainda dentro da água * 5 Os primeiros socorros em área seca * 6 Classificação de afogamento e seu tratamento básico * 7 Hospital * 8 Folder completo sobre afogamento - prevenção ao tratamento * 9 Referências |
[editar] Perfil do Afogamento
No mundo, 500 mil pessoas morrem a cada ano devido a afogamento não intencional. Estes números excluem diversos regiões de nosso planeta,principalmente a Ásia e África onde muito poucos registros de casos de óbitos por afogamento (sub-notificação) e ainda situações de morte por afogamentos que ocorrem como resultado de inundações e tsunamis. Afogamento é a principal causa de morte no mundo entre meninos de cinco a 14 anos de idade. Nos Estados Unidos, afogamento é a segunda causa de morte por trauma entre crianças de um a quatro anos deidade (3 por 100.000 habitantes), e em alguns países, como Tailândia, o índice na faixa de dois anos de idade chega e 107 por 100.000 habitantes. Em muitos países na África e na América Central, a incidência de afogamentos é 10 a 20 vezes maior do que a incidência nos Estados Unidos[2]. No Brasil, 6.500 pessoas morrem afogadas anualmente e o afogamento é a segunda causa de mortes na faixa de 5 a 9anos, sendo mais de 70% do sexo masculino[3]. Fatores de risco para o afogamento é o sexo masculino, idade inferior a 14 anos, uso de álcool, baixa renda familiar, baixo nível educacional, residência rural, maior exposição ao meio aquático, comportamento de risco e falta de supervisão.
[editar] Comportamento da pessoa em apuros dentro da água
Em geral, o afogamento é rápido e não chama a...
tracking img