Resumo do filme batismo de sangue

No dia 31 de março de 1964, os militares chegaram ao poder no Brasil através de um golpe de estado, implantando uma ditadura que durou até 1985 e colocou fim ao mandato do presidente João Goulart,que por sua vez havia assumido o cargo após a renúncia de Jânio Quadros, ambos eleitos democraticamente em 1960. Em 1968, o então presidente Arthur da Costa e Silva promulgou o Ato Institucional número5 (AI-5) que cassou mandatos de deputados, senadores, prefeitos e governadores, fechou o Congresso Nacional por tempo indeterminado e proibiu reuniões e manifestações públicas, entre outros abusoscontra os direitos democráticos dos cidadãos brasileiros.
Inconformados com essa situação, grupos de esquerda, que haviam sido levados à clandestinidade, partiram para o confronto e implantaram no paísum movimento guerrilheiro que tinha como objetivo derrubar os militares do poder. Em contrapartida, o regime endureceu ainda mais a perseguição aos opositores, mergulhando o país num período detrevas, no qual milhares de brasileiros foram presos e torturados até a morte, enquanto outras centenas desapareceram.
Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na lutaclandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio naFrança, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. Além de mostrar o envolvimento dos frades dominicanos, o filme um retrato, como fundo de pano, como era o dia-a-dia no períododa ditadura militar, como as pessoas que lutavam ser organizavam. O que evidencia que apesar de toda a repressão existia uma organização muito forte e persistente.
Além de disso o filme apresentacomo acontecia o processo de captura “dos subversivos”, a tortura, o interrogatório, que por muito tempo ficaram escondidos do grande público, trazendo a tona uma história que não pode ser esquecida....
tracking img