Resumo do filme 'matrix'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo Matrix corresponde à falsa realidade a nós imposta, ou seja, as sombras na caverna. Não é fácil se libertar destas sombras assim como não é fácil se libertar do mundo Matrix. Mas o ser humanotem uma arma em suas mãos, ela se chama: BUSCA. A vida é uma eterna BUSCA, e o combustível desta BUSCA são as nossas paixões, não por pessoas, mas pelo conhecimento, pela arte, pelo mundo, pelanatureza, etc. Enquanto estivermos apaixonados estaremos vivos.
No mito da caverna, temos a imagem de pessoas acorrentadas, no fundo de uma caverna, de frente à uma parede onde podem ver apenas as sombrasde tudo aquilo que há atrás delas, e que são, na verdade, projetadas por outros homens com imagens de animais e pessoas feitos de madeiras e pedras. Sócrates, então, julga que essas pessoas teriampara si que essas sombras é que seriam a realidade, aquilo que é verdadeiro, pois estariam ali desde o seu nascimento, sem conhecer nada de diferente e, portanto, sem qualquer tipo de parâmetrocomparativo ou mesmo consciência para fazê-lo.
No entanto, se uma pessoa conseguir se livrar das correntes, ou for forçada a fazê-lo, e saísse da caverna, ela passaria por estágios de dor e sofrimento, tantofísicos quanto psíquicos, até poder finalmente contemplar o Sol e a luz da verdade, que a tiraram das trevas da ignorância e do mundo das sombras, das aparências.
Neo, personagem principal dofilme, pode ser comparado ao filósofo Sócrates, porque Neo assim como Sócrates, questionava profundamente o sistema que o cercava, da mesma forma que Sócrates empenhava em ‘acordar ‘ o pensamento dosoutros, Neo buscava despertar as pessoas para a realidade fora da Matrix, assim como dizia Sócrates em sua celebra frase: ‘ conhece- te a ti mesmo’.
No filme ‘Matrix’ a mente das personagens estáarmazenada em um programa que recebe o nome de ‘Matrix’, tal programa que tem a capacidade de simular uma realidade humana praticamente perfeita e enquanto viajavam neste mundo, sua energia provinda de...
tracking img