Resumo do enredo: lucíola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOGRAFIA
José Martiniano de Alencar nasceu dia 1 de maio de 1829, em Fortaleza e morreu no Rio de Janeiro, dia 12 de dezembro de 1877. Foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Escreveu seu primeiro romance, Cinco Minutos, em 1856 e no ano seguinte, publicou mais dois romances, A Viuvinha e o livro que deu a ele totalreconhecimento, O Guarani. Se dedicou aos romances de identidade nacional, escrevendo uma trilogia indianista: O Guarani,Iracema e Ubirajara.

RESUMO DO ENREDO
Paulo ao chegar ao Rio de Janeiro, recebeu as boas vindas em um jantar promovido por Sá, onde encontrou Lúcia, uma dessas mulheres que se conquistam abrindo a carteira.
Foi ao teatro onde conheceu Cunha, que narrou á ele as desgraças queLúcia o fez passar.
Lúcia e Paulo tornaram-se amantes, mesmo depois de Cunha e Sá o terem alertado sobre seu temperamento vulnerável.
Passou-se um mês, Lúcia havia deixado seus luxos, o que fez surgir na cidade boatos de que Lúcia estava sustentando Paulo que, pediu a ela que voltasse a sua vida antiga. Arrependeu-se do pedido logo depois.
Quando Lúcia tentava voltar a sua antiga vida, Pauloimpediu-a, reconciliaram-se, e Paulo guardou a Lúcia uma fidelidade espontânea, enquanto ela poderia gozar de sua liberdade.
Lúcia e Paulo tornaram-se amigos, e Lúcia revelou seu segredo: não se chamava Lúcia e sim Maria da Glória, tinha adotado esse nome após a morte de uma amiga. Sua família havia morrido de febre amarelo, restando somente Ana, sua Irmã mais nova.
Paulo, Lúcia e Ana deixaram acidade e foram viver no campo. Passou-se o tempo, Lúcia adoeceu, logo depois veio a óbito.
Ana casou-se e Paulo serviu-lhe de pai assim como havia prometido a Lúcia ( Maria da Glória) em seu leito de morte.

PERSONAGEM
* LÚCIA – É uma cortesã cuja prostituição era-lhe um tormento constante, já que não se entregava totalmente a ela.
• PAULO - É um provinciano de Pernambuco, 25 anos, que veiotentar se estabelecer no Rio de Janeiro
* Dr. SÁ e CUNHA - Amigos de Paulo, sendo aquele desde a infância. Encarnam a moral burguesa e suas máscaras: austera com os outros, benigna consigo. Não possuem personalidade bem delineada no livro. Ambos vêem em Lúcia apenas a prostituta.
•COUTO – É um velho dado a jovem galante. Encarna a obsessão sexual e a velhice. Representa a sociedadeque explora e corrompe. Foi quem aproveitou a necessidade e inocência de Lúcia.
* ROCHINHA – É um jovem de 17 anos, tem a pele amarrotada, profundas olheiras, velho prematuro. Libertino precoce.
•JESUÍNA – Foi quem recolheu Lúcia quando seu pai a expulsou de casa e a iniciou na prostituição.
•LAURA e NINA - São meretrizes, como Lúcia, mas sem sua duplicidade de caráter. Não são capazes de"descer tão baixo“, porém não possuem a "nobreza e altivez" da protagonista.
* JACINTO - Vive da prostituição das mulheres pobres e da devassidão dos homens ricos.
•ANA - É a irmã de Lúcia, que foi educada num colégio, graças a ela, até os doze anos. Tratava-a como se fosse sua filha. Lúcia tenta casá-la com Paulo para ser uma espécie de perpetuação e concretização de seu amor por ele.

TEMPO• Passa-se na metade do séc XIX no ano de 1855 na época que compreende uma parte do Segundo Reinado.
•O tempo é cronológico, ou seja, em Lucíola os fatos acontecem em uma ordem quase normal, com uma seqüência natural de horas, dias, meses e anos.

ESPAÇO
A história se passa no Rio de Janeiro, que naquela época era a capital do Império (Segundo Reinado). Durante a narrativa, vemos referênciasa seus bairros (Santa Teresa), a suas ruas (das Mangueiras), a festas (da Glória), a teatros (Lírico) e a lojas finas (Wallerstein).

NARRADOR
O narrador é personagem, em primeira pessoa, ou seja, quem narra à história é Paulo (personagem criado por Alencar) que vivenciou os acontecimentos.

ESTILO
Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam...
tracking img