“Pro dia nascer feliz” é um documentário que nos mostra detalhes bons e detalhes maus concernentes a educação no Brasil. Numa cidade do interior de Pernambuco, chamada Manari, o documentário aborda detalhes sobre Valéria, que é uma adolescente de 16 anos, e que inspirada em Vinícius de Moraes, Carlos Drummond e Manuel Bandeira cria poemas. Os poemas não lhe dão nota na escola porque a professora “sabichona” deduz que a menina os copia de algum lugar. A escola onde Valéria está matriculada ficaa uma distância de 31 km de Manari, e há um esforço muito grande em continuar indo todos os dias a aula. Valéria diz que sonha em estudar Turismo e trabalhar com o público em geral. A Escola Estadual Dias Leme, onde ela estuda possui condições muito precárias no que tange às condições sanitárias. Não há descarga nos banheiros, não tem papel higiênico para os alunos e nem pia para lavar as mãos.
Estamos agora no Município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O adolescente de 16 anos DouglasDavidson, se encontra indeciso quanto ao rumo que deve tomar em sua vida. Aluno da Escola Estadual Guadalajara, onde freqüenta menos do que deveria, pois convive assiduamente com pessoas ligadas a uma das facções do tráfico de drogas no Estado. O fato de participar de um núcleo de cultura onde atua como percussionista tem sido uma forma de encontrar escape e o seu maior sonho é seguir uma carreira militar como oficial. Os professores no Conselho de Classe discutem todos os casos e o que fazer comos alunos que não conseguiram aprovação em alguma matéria. Decidem aprová-lo na disciplina de História, pois neste ano, diferentemente dos anteriores, pelo menos ele apareceu mais vezes na escola. O aluno por sua vez admite que fora aprovado sem ter aprendido nada na citada matéria.
Transportamo-nos agora para Itaquaquecetuba em São Paulo, onde o documentário nos mostra um grupo de alunos da Escola Est. Parque Piratininga II que se reúnem para elaborarem um fanzine de literatura. Keila, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resumo do documentário pro dia nascer feliz. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia-Nascer/749123.html

MLA

"Resumo do documentário pro dia nascer feliz" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia-Nascer/749123.html>.

MLA 7

"Resumo do documentário pro dia nascer feliz." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia-Nascer/749123.html>.

CHICAGO

"Resumo do documentário pro dia nascer feliz." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia-Nascer/749123.html.