Resumo do conto as mil e uma noites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História das Duas Irmãs Invejosas da Mais Nova
Resumo do conto de As Mil e Uma Noites

«Senhor – disse-lhe ela –» Tudo começa quando o príncipe da Pérsia se casacom a mais nova de três irmãs. Invejosas da sultana, as mais velhas trocam os seus três filhos recém-nascidos por animais, e, por conta disso, ela é trancada numamesquita. No entanto, um jardineiro encontra os bebés e cuida deles como se fossem seus.
Anos e anos se passam e, então, os jovens tomam conhecimento de três maravilhasexistentes no mundo: uma árvore que canta, um pássaro que fala unicamente a verdade e uma fonte de águas amarelas com propriedades mágicas — acontece que para lá chegar épreciso vencer inúmeros desafios.
Contudo Bahmane, Perviz e Parizade conseguem ultrapassa-los, e são visitados pelo sultão. É então que o pássaro conta a história dasirmãs ciumentas e da troca dos bebés. Depois de muitos abraços e lágrimas e do pedido de perdão à sultana, finalmente, todos vivem juntos no palácio.
E assim Mil eUma Noites depois, Xerazade termina as suas histórias que forçaram não só o sultão das Índias como quem as lê a retornar para continuar a história interrompida comsuspense no ar, salvando o seu reino e transformando o pensamento do seu esposo.
Este conto revestido de valores peculiares, como a ambição, a coragem e espertezafeminina, encerra assim uma colectânea de fascinantes histórias que preserva cuidadosamente todos os aspectos dos contos árabes, cuja inteligência, subtileza e diversidade alguémcolocou no papel, eternizando-as.

Referencias Bibliográficas
Versão de Antoine Galland – «As Mil e Uma Noites: Volume VI» Lisboa: Editorial Estampa, Lda., 1976
tracking img