Resumo do contexto histórico do Terceiro Setor no Brasil e sua Relação com os demais setores.

Resumo do contexto histórico do Terceiro Setor no Brasil e sua Relação com os demais setores.

O 3º setor é composto por fundações, associações, institutos e entidades que tem o objeito detentar sanar a carência social, que o Estado não conseguiu suprir, enfrentando a exclusão social, destruição do meio ambiente, o narcotráfico, doenças, desemprego, falta de capacitação e etc.Este tem relação com o Estado e o setor privado, para mobilizar recursos e representação política.
No período do Império até a 1ª república, a Igreja católica era responsável pelos recursosfinanceiros e o terceiro setor surge atuando nas áreas da saúde e previdência, como as Santas Casas, os Franciscanos, entre outros.
Na Revolução, dos anos 30 até os anos 60, o Estado detinha opoder. E em 1935, Getúlio Vargas aprovou uma lei regulamentando regras para declaração de utilidade da República Federal. Constando no artigo 1º que, as sociedades civis, associações e asfundações deveriam exclusivamente, servir desinteressadamente á coletividade. Nessa época também surgiram ações filantrópicas, a partir de senhoras de família economicamente privilegiadas e em 1938 foicriado o conselho nacional do serviço social.
Dos anos 60 aos 70 a sociedade civil se fortalece frente à ditadura militar, com reinvidicações em defesa dos direitos e luta pela democracia.Com esse fortalecimento, nos anos 70, as ONGs cresceram com o apoio do Estado. Rumo à democracia e com as eleições, a sociedade passa a exercer seus direitos, trazendo um maior diálogo entre asorganizações sociais.
Nos anos 90, as ONGs além de acumular capital, passam a ter conhecimento e experiência com questões sociais. Assim o mercado passa a investir nas áreas sociais,ambientais e culturais.
Já no século XX, há desenvolvimento social, a partir de incentivos a projetos autossustentáveis, há aceitação da diversidade humana, respeitando comportamentos e diferenças....
tracking img