RESUMO DO CAPÍTULO I DO LIVRO O DEMÔNIO DA TEORIA DE ANTOINE COMPAGNON

3466 palavras 14 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DISCIPLINA: AS LITERATURAS E O ENSINO DE LITERATURAS
PROFESSORA ANA CLÁUDIA

AED
RESUMO DO CAPÍTULO I DO LIVRO O DEMÔNIO DA TEORIA DE ANTOINE COMPAGNON

JORGE OTONIEL DOMINGUES SANTIAGO
MAT. 2013 2 0125 0100 3

GOIÂNIA 20 DE OUTUBRO DE 2014

A EXTENÇÃO DA LITERATURA

No sentido mais amplo, literatura é tudo que é impresso (ou manuscrito), são todos os livros que a biblioteca contém. No conjunto orgânico assim constituído, segundo a filologia, pela língua, pela literatura e pela cultura, unidade identificada a uma nação, ou uma raça; o estudo da literatura era via de regra para a compreensão de uma nação.
No sentido restrito a literatura, separada ou extraída das belas letras, a literatura ocidental, na acepção moderna, aparece no século XIX, com o declínio do tradicional sistema de gêneros poéticos, perpetuado desde Aristóteles. Para ele, a arte poética compreendia o gênero épico e dramático, com a exclusão do gênero lírico. O poeta se expressava na primeira pessoa, e por isso foi considerado por muito tempo um gênero menor. A epopéia e o drama constituíam ainda os dois grandes gêneros da idade clássica. Até então, a literatura era em versos, no entanto, ao longo do século XIX; a narração e o drama afastaram-se do verso, passando a fazer uso cada vez mais da prosa. Desde então por literatura compreendeu-se o romance, o teatro e a poesia, ressuscitando assim a tríade pós-aristotélica.
O sentido moderno de literatura é inseparável do romantismo, isto é, da afirmação da relatividade histórica e geográfica do bom gosto, em oposição à doutrina clássica da eternidade e da universalidade do cânone estético. Restrita à prosa romanesca e dramática, e à poesia lírica, a literatura é concebida, além disso, em suas relações com a nação e com sua história. A literatura, ou melhor, as literaturas são, antes de tudo nacionais.
Mas

Relacionados

  • Teoria da Literatura
    24509 palavras | 99 páginas
  • refer curric vol1
    137590 palavras | 551 páginas
  • Historia da vida privada 3 - da renascença ao século das luzes (pdf) (rev)
    203872 palavras | 816 páginas