Resumo do capítulo 8 do choen

1564 palavras 7 páginas
Sistema Pessoal
1. Estrutura do sistema pessoal
O sistema pessoal está estruturado em quatro subsistemas mais uma força unificadora (autoconceito), os quais são: objetivos pessoais, competências, crenças e valores.
1.2 Objetivos pessoais
Objetivos pessoais são os objetos ou eventos futuros pelos quais lutamos com a necessidade de satisfazer nossa necessidade.
1.3 Competências
Competências são as áreas do conhecimento, habilidade e capacidade que aumentam a eficácia da pessoa em lidar com o mundo. Estas competências não nascem com as pessoas, é necessário aprendê-las. Entretanto, as pessoas possuem capacidades naturais em diferentes áreas.
1.3.1 Auto eficácia e desempenho
A auto eficácia é a medida em que uma pessoa acredita que pode desempenhar bem uma tarefa. O nível de auto eficácia tem impacto no desempenho da organização, pois ele pode gerar bons ou maus resultados.
1.4 Crenças
Crenças são ideias que as pessoas possuem sobre o mundo e seu funcionamento. Estas crenças são levadas em todas as situações e as pessoas tendem a confirma-las, como uma espécie de autoconfirmação.
1.5 Valores
São as noções de certo e errado que uma pessoa possui e que direcionam sua vida. Eles formam o alicerce do caráter da pessoa. Todavia, eles podem ser modificados no decorrer da vida de acordo com o ambiente e situações. A área dos valores pessoais governa o sistema pessoal. O componente de valores pode limitar o leque de objetivos, competências e crenças aceitáveis e tende a evocar um comportamento extremamente defensivo quando está sob ameaça ou contestação.
1.5.1 Racionalização: uma escapatória fácil
No decorrer da vida as pessoas tentam agir de forma a alcançar seus objetivos sem desrespeitar seus valores. No entanto, em alguns momentos o ser humano não age conforme seus valores, cometendo a dissonância cognitiva. Quando isso acontece, este ser humano costuma justificar seus atos com a finalidade de diminuir esta dissonância e o desconforto por ter agido de forma

Relacionados

  • negretude
    7662 palavras | 31 páginas
  • Org Sem Fins Lucrat
    41346 palavras | 166 páginas
  • Curr Culo Nacional Do Ensino B Sico Compet Ncias Essenciais
    63010 palavras | 253 páginas