Resumo do capitulo v do livro de chiavenatto

Páginas: 42 (10347 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
CAPÍTULO 12 TREINAMENTO
CONCEITO DE TREINAMENTO |

No passado o treinamento era um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e assim preencher todos os cargos. Atualmente o treinamento é um meio para alavancar o desempenho no cargo.
Ele é entendido como um processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas. Através do treinamento as pessoasse tornam competentes mais produtivas criativas, inovadoras e uma fonte lucrativa, pois contribuem efetivamente para o resultado do negócio, agrega valor as pessoas, á organização e aos clientes.

DIFERENÇA ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS |

O treinamento é a orientação para o presente, focando o cargo atual para que possa melhorar a habilidade e competência das pessoas.Desenvolvimento de pessoas visa os cargos que serão ocupados no futuro e vai à busca de novas habilidades e competência, ambos constituem um processo de aprendizagem, ou seja, mudanças no comportamento das pessoas, novos hábitos atitudes, conhecimento se transformando em competência.
Temos alguns tipos de treinamento usados pelas organizações:
Uns visam transmitir informações aos colaboradores sobre aorganização, diretrizes, missão, visão, etc.
Outro programa se concentra em desenvolver os funcionários através, habilidade e capacitação para desempenho do trabalho.
Tem aqueles que têm visão em desenvolver pessoas com hábitos e atitudes para lidar com clientes internos externos com subordinados e com a organização.
E temos treinamentos bem completos que se preocupam em desenvolver pessoasque possam raciocinar julgar, decidir e agir em termos mais amplos como trabalhar em equipe e ser pró-ativo.

FOCO DO TREINAMENTO |

Desenvolver certas competências desejadas pela organização ela se baseia em um prévio mapeamento de competências necessárias ao sucesso organizacional Verifica-se qual a necessidade da organização para que desenvolva um treinamento divisional e individual, ouseja, o foco do treinamento é formar talentos com conhecimento e habilidades necessárias ao seu cargo.

PROCESSO DE TREINAMENTO |

São formados por quatro etapas:
1. Diagnosticar; é o levantamento das necessidades da organização.
2. Desenho; elaboração do projeto.
3. Implementação; a execução do treinamento.
4. Avaliação; verificação dos resultados alcançados.

DIAGNÓSTICO DASNECESSIDADES DE TREINAMENTO |

È necessário fazer um levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta, mas nem sempre elas são claras, por isso a necessidade de pesquisas internas capazes de localizá-las.
Muitas vezes a necessidade de treinamento das pessoas é a falta de informação e preparo profissional, a pessoa executa uma tarefa, mas não sabe se realmente o que fezestá certo ou se deve ser feito.
Na medida em que o treinamento consegue detectar qual a necessidade ou a carência da área ou pessoa e consegue suprir essas carências, isso se torna benéfico ao colaborador, a organização e para os clientes. Caso contrário é tempo perdido e prejuízo para a empresa.
O treinamento das pessoas deve ser contínuo e constante, mesmo quando apresentam excelentedesempenho. Sempre se pode incrementar o conhecimento e a oportunidade de melhoria das pessoas.
MÉTODOS DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO. |

Existem vários métodos para determinar quais as habilidades e competências devem ser focalizadas para estabelecer qual a estratégia de treinamento. Uma das mais importantes é avaliar o processo produtivo dentro da organização localizando fatores comoprodutos rejeitados, barreiras, pontos fracos relacionados com desempenho de pessoas, custos elevados e etc.
Esse levantamento de necessidades pode ser feito em quatro níveis de análises.
1. Análise organizacional: diagnosticar qual a necessidade da organização para buscar o resultado.
2. Análise dos recursos humanos: á partir do perfil de cada pessoa determinar quais comportamentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo livro idalberto chiavenatto
  • resumo livro chiavenatto
  • Resumo Livro Chiavenatto
  • Resumo capítulo 9 tga chiavenatto
  • Resumo do cap 3 do livro chiavenatto
  • Resumo do livro “A condição Humana” de Hannah Arendt. Capítulo V: Ação
  • Resumo de capitulo de livro de psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!