Resumo do capitulo 7.do livro: panorama do novo testamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GUNDRY, Robert H. Panorama do Novo Testamento. Edições Vida Nova. São Paulo, SP. 1991.(Resumo do Capítulo 7: Introdução Panorâmica da Vida e do Ministério Público de Jesus).

O texto aborda deforma sucinta as principais características da vida e do ministério público de Jesus, assim como o estilo e o conteúdo dos seus ensinamentos.
As datas de 27 a 30 d.C foram propostas para delimitar otempo da carreira pública de Jesus, apesar haver algumas incertezas quanto a esse período. Entretanto, esse ministério é divido em três períodos: obscuridade, popularidade e rejeição.
O período deobscuridade é o período do inicio da vida pública de Jesus. Esse período vai desde o ministério anunciador de João Batista e o batismo de Jesus, a tentação de Jesus, até o começo do seu ministério nagaliléia. O período da popularidade corresponde ao período pregação e realização de milagres pela galiléia. O período de rejeição foi um período de idas e vindas de Jesus pela Peréia, Judéia e Galiléia atéo fim da sua vida. Nesse período a intenção de Jesus foi instruir seus doze apóstolos, ao invés de estar constantemente com a multidão. Essa época também foi marcada pela proclamação de váriasparábolas.
Com a entrada triunfal em Jerusalém teve o início a ultima semana de vida de Jesus. Nesse período houve a purificação do templo, debate com os Saduceus e fariseus no átrio do templo, a proclamaçãodo sermão profético, a traição de Judas Iscariotes, a última ceia, o julgamento de Jesus na sexta feira da paixão, sua crucificação e na manhã do domingo, a sua ressurreição. A partir desse momentoiniciou-se o seu ministério pós ressurreição, ao qual Jesus apareceu diversas vezes aos discípulos por quarenta dias. Depois disso ele ascendeu aos céus, e após alguns dias, houve o derramamento doEspírito Santo no dia da festa de pentecoste.
O estilo do ensino de Jesus era agradável e e colorido, cheio de figuras de linguagens e epigramas, e também trocadilhos. O conteúdo do seu ensinamento...
tracking img