Resumo do capitulo 6 do livro o corpo fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Sabrina Nascimento Gestão de RH 1º Período.
Profº.: Samira Gama

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Atualmente a temática Responsabilidade Social e suas implicações é muito comentada. Mas o que é responsabilidade social em sua essência? O que compreende em um todo? O que levou o seu aparecimento? Qual a importância dela hoje, para empresas e para sociedade? Qual é seu papel nas empresas? Qual aresponsabilidade das empresas diante dos problemas sociais e ambientais que a sociedade encara?
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot, Arthur Hakley e Jhon Clarck. No entanto, tais manifestaçõesnão receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista. Foi somente em 1.953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema: American Accouting e American Institute of Certified Public Accountants. É a partir daíque a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A responsabilidade social revela – se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Segundo o livro Verde da Comissão Européia, a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade maisjusta e para um ambiente mais limpo. Com base nesses argumentos, a gestão das empresas não pode ou não deve ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das empresas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as auditorias públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. Oconceito de responsabilidade social deve ser entendido em dois níveis: O Nível Interno – relaciona – se com os trabalhadores e todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar mo alcance de seus resultados.
O Nível Externo – Levam em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seusparceiros de negócio e meio envolvente. Fatores que originaram o conceito a SER são diversos os fatores que deram origem à necessidade de se observar uma responsabilidade acrescida das organizações. Num contexto da globalização e de mutação industrial em larga escala, emergiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores. Osindivíduos e as instituições, como consumidores ou como investidores, adotam progressivamente critérios sociais nas suas decisões. Os consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos. Os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas têm gerado preocupações crescentes entre os cidadãos e diversas entidades coletivas, pressionando as empresas para aobservância de requisitos ambientais e exigindo a entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação. Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência. Daqui tem um resultado um conhecimento mais rápido e maisprofundo das ações empresariais – tanto as socialmente irresponsáveis, como as que representam bons exemplos, e que, por isso, são passíveis de imitação, com conseqüências notáveis na reputação e na imagem das empresas.

Responsabilidade Social – Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos...
tracking img